A incorporadora pernambucana Moura Dubeux, uma das maiores do Nordeste, intensifica sua presença em Salvador com uma estratégia de expansão bilionária que combina empreendimentos de alto padrão e projetos voltados para públicos mais amplos. O movimento acompanha a expansão do mercado imobiliário baiano, que passa por um momento de atração de novos investimentos.
Em entrevista ao Investindo Por Aí, o diretor regional da Moura Dubeux, Fernando Amorim, destaca que a presença da empresa em Salvador vem de longa data e tem se tornado cada vez mais relevante. “Salvador é uma das cidades com melhor velocidade de venda sobre oferta (VSO), onde a empresa tem uma receptividade muito boa. A MDB representa de 25% a 30% das vendas de todos os imóveis da capital”, aponta.
A escolha de Salvador como foco de investimentos não é isolada: a capital baiana vem se destacando por atrair incorporadoras que enxergam potencial tanto no mercado de luxo quanto em segmentos voltados para as classes médias. A Moura Dubeux segue esse caminho ao diversificar seu portfólio, equilibrando alto e médio padrão.
“A Moura Dubeux vem acelerando a operação e atuação na praça. Lançamos, na proposta do médio padrão, a linha Mood, com empreendimentos nas áreas de Costa Azul e Colina A, ambos com extremo êxito, e vamos lançar o terceiro em breve. Temos também a linha Beach Class, com unidades em Ondina, no Rio Vermelho e em Jaguaribe”, afirma o diretor.
Economista e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), José Cláudio Rocha observa que a empresa segue uma tendência nacional ao dialogar com esse público. “Eu acho que é uma questão da Bahia e do Brasil criar produtos para esse público de classe média, que busca a segurança de um imóvel próprio. Sem dúvidas, é importantíssimo gerar produtos para essas pessoas”, reforça.
A diversificação dos projetos da Moura Dubeux, que incluem desde empreendimentos de luxo até unidades voltadas para famílias de classe média, reforça a busca por um crescimento mais equilibrado. Essa estratégia acompanha a própria heterogeneidade do mercado consumidor baiano, que apresenta forte demanda por produtos imobiliários de alto valor agregado.
Para Fernando Amorim, o cenário da construção civil se divide, atualmente, em duas esferas, que ele chama de campeonatos. “A gente separa o mercado em dois campeonatos, que são completamente diferentes nas formas de pensar, de agir e trabalhar: o médio-alto e o Minha Casa, Minha Vida, no qual a Moura Dubeux não atua. Já no segmento médio-alto, a gente é muito bem recebido e aceito.”
Mercado em expansão
O avanço do setor imobiliário em Salvador acompanha um contexto regional de reconfiguração econômica. Com o aumento da participação da construção civil no PIB e a expansão do turismo, a capital baiana tem atraído novas empresas e projetos de médio e grande porte. O crescimento do mercado de branded residences, que combinam luxo e serviços premium, é um indicativo dessa transformação, colocando Salvador em rota de convergência com destinos turísticos e de investimento de alto padrão no Brasil e no exterior.
Além da valorização imobiliária, o impacto socioeconômico se reflete na geração de empregos e no fortalecimento das cadeias locais. Cada empreendimento movimenta dezenas de segmentos e contribui para o dinamismo de uma economia que tem mostrado sinais consistentes de recuperação.
José Cláudio Rocha afirma que o movimento da Moura Dubeux sinaliza a consolidação de um novo ciclo de confiança no ambiente econômico baiano. “Salvador vive, sim, um momento de expansão imobiliária. A área da construção civil é um termômetro da economia e tem um impacto muito significativo na economia local, especialmente considerando o volume de empregos gerados. A gente vive agora um momento de crescimento, e esses empreendimentos seguem gerando novos negócios.”
Para o diretor regional da empresa, o momento pede que as construtoras atendam às demandas do público local. “Acredito, sim, que a cidade precisa de mais lançamentos, porque a população quer os produtos. Lançar mais é melhor para a concorrência e, principalmente, para o consumidor, que passa a ter uma maior oferta.”
Projetos arrojados são destaque da empreiteira
Entre os destaques recentes da Moura Dubeux em terras soteropolitanas está o retrofit do antigo Hotel Bahia Othon Palace, marco da orla da cidade, que será transformado no Infinity Salvador, empreendimento que abrigará um hotel da bandeira internacional Radisson e residências de luxo.
Outro investimento relevante é o projeto de R$ 300 milhões integrado ao Shopping da Bahia, um dos maiores centros comerciais da região. As iniciativas reforçam o protagonismo da Moura Dubeux na requalificação urbana da capital baiana e evidenciam o avanço de um segmento que, nos últimos anos, tem ganhado força em todo o Nordeste.
Além desses, a empreiteira entregou, no dia 1º de outubro, o segundo Beach Class na cidade. O projeto reúne multifuncionalidade, conforto e praticidade à beira-mar da praia de Jaguaribe. Os apartamentos contam com um ou dois quartos, com metragens entre 40 e 110 m².
Com o avanço desses projetos, a Moura Dubeux reforça sua posição como um dos principais vetores do investimento imobiliário nordestino, consolidando uma presença que vai além da engenharia e ajuda a desenhar o futuro econômico da Bahia.