Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
25 de maio de 2026 14:25

Projeto Recarrega Ceará amplia ações para garantir água e resiliência climática em Fortaleza

Projeto Recarrega Ceará amplia ações para garantir água e resiliência climática em Fortaleza

Projeto nasceu de um desafio enfrentado pela unidade da HEINEKEN em Pacatuba (CE), localizada em uma área de estresse hídrico
Foto: Reprodução/Internet

Com o objetivo de ampliar a recarga hídrica na região metropolitana de Fortaleza e fortalecer a resiliência climática no semiárido, o Grupo HEINEKEN, a Fundación Avina, o Instituto Agir Ambiental e o CETRA iniciaram, em abril, a segunda fase do projeto Recarrega Ceará. Esta nova etapa contará com um aporte de R$ 10 milhões, fruto do matchfunding entre a HEINEKEN e o BNDES, por meio da iniciativa Floresta Viva, e irá intensificar as ações de restauração florestal e de recarga de aquíferos na região.

Lançado em 2021, o projeto nasceu de um desafio enfrentado pela unidade da HEINEKEN em Pacatuba (CE), localizada em uma área de estresse hídrico. Desde então, o Recarrega Ceará aposta em soluções baseadas na natureza para promover segurança hídrica e impacto socioambiental positivo. “Firmamos parcerias estratégicas, como com a Fundación Avina, para aumentar a disponibilidade de água e ao mesmo tempo gerar benefícios sociais, como a ampliação da renda de trabalhadores rurais por meio de sistemas agroflorestais e o reflorestamento, ações que contribuem diretamente para a proteção dos açudes Gavião, Riachão e Pacoti”, explica Breno Aguiar de Paula, coordenador de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Na primeira fase, mais de 5 hectares — cerca de sete campos de futebol — foram restaurados com o plantio de 5 mil mudas de espécies nativas em propriedades agrícolas na Serra da Aratanha (Riacho Verde, Caboré, Mocozal, Forquilha e Massapê). As atividades favoreceram a recuperação dos serviços ecossistêmicos e proporcionaram complementação de renda às comunidades locais.

Além disso, práticas de manejo sustentável foram implementadas em 145 hectares, com a capacitação de 180 pessoas nos municípios de Guaiúba e Pacatuba. Um exemplo é a família do Sr. Miquéias, no Núcleo Colonial Pio XII (Guaiúba), que obteve uma colheita expressiva de maracujá, pepino e feijão de corda, resultando em aproximadamente R$ 32 mil de renda.

Na área de acesso à água e saneamento rural, a parceria com o Instituto SISAR e a prefeitura de Maranguape permitiu que 217 famílias de cinco comunidades rurais passassem a ter água potável. Também foi implantado um sistema piloto de tratamento de esgoto na comunidade Riacho Verde, que inclui filtragem e um reator anaeróbio.

O projeto também ofereceu formações em práticas agroecológicas, manejo sustentável do solo, horticultura, uso eficiente da água e sistemas de irrigação de baixo consumo. “A recuperação hídrica não é apenas uma questão ambiental, mas uma estratégia essencial para garantir a segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida no meio rural”, reforça Breno Aguiar de Paula.

A segunda fase do Recarrega Ceará concentrará esforços na recarga hídrica e na restauração florestal do Parque das Águas, área estratégica para o abastecimento de Fortaleza. “Estamos entusiasmados em fortalecer essa parceria com a HEINEKEN e o BNDES, agora com foco no Parque das Águas, fundamental para a segurança hídrica da região metropolitana”, destaca Luciana Passos, da Fundación Avina.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Transnordestina
obras no Maranhão
segurança pública (1)
Fórum na Bahia
paraíba
Piracanjuba
obras no piauí
UFRN
obras no ceará
bahia origem week

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }