
A capital baiana oficializou sua ambição de se reconectar com o oceano e fortalecer a Economia do Mar. Durante a abertura do Salvador Boat Show na última quinta-feira (30), na Bahia Marina, o prefeito Bruno Reis anunciou um investimento de cerca de R$ 20 milhões e um planejamento estratégico para consolidar a cidade como a principal capital do turismo náutico no Brasil.
“Queremos conectar Salvador às águas. Sabemos o quanto a Economia do Mar pode ajudar a contribuir com o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destacou o prefeito.
Foco na infraestrutura
Os recursos serão aplicados em diversas frentes, com destaque para a ampliação da infraestrutura. O plano inclui a construção da primeira Marina Pública Municipal, melhorias nos serviços de atracação e a expansão da rede de apoio aos navegadores.
Além disso, o valor será direcionado para capacitação profissional e ações de promoção turística, visando atrair investidores e turistas estrangeiros, tornando a Baía de Todos-os-Santos o maior polo náutico do país.
O prefeito Bruno Reis detalhou o plano estratégico:
- Curto Prazo: Ampliação do calendário náutico e melhorias na infraestrutura de atracação e serviços.
- Médio Prazo: Estímulo a parcerias público-privadas para expansão de clubes náuticos, criação da marina pública e capacitação de mão de obra local.
- Longo Prazo: Consolidação de Salvador como a “principal porta de entrada náutica do Atlântico Sul”.
A continuidade do evento é garantida: “O Salvador Boat Show tem sido fundamental para mostrar o nosso potencial e, a cada edição, o evento cresce, com a certeza de que será realizado, pelo menos, nos próximos três anos”, afirmou Reis.
Economia do mar e potencial da Baía de Todos-os-Santos
A secretária do Mar de Salvador, Maria Eduarda Lomanto, ressaltou o potencial da região, que inspirou a criação da pasta em fevereiro.
“A Baía de Todos-os-Santos é rodeada por 18 municípios e conta com mais de 53 ilhas. Quando olhamos para esse potencial turístico… e considerando o PIB da Economia do Mar, que representa 2,8% do PIB [incluindo a parte portuária], vemos um imenso potencial para Salvador. A criação da Secretaria do Mar foi uma decisão assertiva”, afirmou Lomanto, completando: “Salvador tem muito a crescer. Estamos assumindo o que nós somos”.
O evento reflete o otimismo do mercado. Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e anfitrião do evento, celebrou o crescimento e o apoio governamental.
“As empresas acreditam cada vez mais no potencial náutico da região. Tanto é que, este ano, dobramos o número de estaleiros que expõem as suas novidades aqui e ampliamos as estruturas”, disse Paciornik, projetando superar o volume de negócios e visitantes da edição anterior. “Com o anúncio dos investimentos do governo, vemos que há uma aposta firme no setor náutico em Salvador. Isso vai potencializar ainda mais o turismo na região”.
Thalita Vicentini, diretora do Boat Show, complementou que o evento é o reflexo de uma cidade que “está redescobrindo sua vocação náutica” e que o alinhamento entre poder público e iniciativa privada é crucial.