
Agricultores familiares assistidos pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) estão conquistando espaço nos principais programas de compra institucional do país. Em 2025, irrigantes do perímetro de Canindé de São Francisco, no Alto Sertão do Sergipe, foram os melhores classificados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, na modalidade de doação simultânea.
Ao todo, seis propostas de agricultores vinculados à Coderse foram selecionadas, cinco delas entre as dez mais bem avaliadas no estado. Os projetos beneficiarão 148 produtores, que fornecerão 382 toneladas de alimentos para 21.500 pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar ao longo de um ano. O valor total dos contratos chega a R$2,2 milhões, que será entregue para os agricultores em troca dos alimentos.
Paralelamente, muitos desses agricultores já fornecem para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Associação dos Agricultores de Canindé de São Francisco (ASSAI), instituição com melhor classificação no grupo do PAA em Sergipe, por exemplo, entrega tomates para redes municipais e estaduais de ensino. Segundo representantes da associação, o PNAE é importante porque garante preço estável o ano todo para seus produtos, diferente do mercado convencional, onde os valores costumam oscilar muito.
Segundo Júlio Leite, diretor de Irrigação da Coderse, desde 2008 os agricultores assistidos pela empresa já entregaram 4 mil toneladas de alimentos através do PAA. Para ele, o programa serve como uma forma de garantir renda fixa ao produtor ao mesmo tempo que o governo do estado combate a insegurança alimentar”, destaca. Além da estrutura de irrigação, os agricultores também recebem apoio técnico do governo de Sergipe.