Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 21:32

Algás aposta em expansão da rede de distribuição em 2026

Algás aposta em expansão da rede de distribuição em 2026

Utilizando as potencialidades de Alagoas, a Algás se insere em um movimento conjunto do estado para se inserir na liderança da produção de energia limpa do país
Foto: Reprodução/Facebook

O ano de 2025 registrou um aumento de 15,7% na produção nacional de gás natural, evidenciando o ritmo de expansão do setor, impulsionado pelo atual período de transição energética. Nesse contexto, Alagoas tem apostado no gás natural como um elemento central de suas estratégias de desenvolvimento industrial e de transição para uma matriz energética mais limpa. A Algás, companhia de gás do estado, projeta um 2026 de expansão na sua infraestrutura e aumento da sua rede de distribuição.

Segundo Fábio Morgado, Diretor Técnico e Comercial da Algás, em 2026 serão entregues obras de conectividade importantes na sua rede de distribuição. “Em 2026 teremos a inauguração da primeira rede local de gás natural, que será na cidade de Batalha. O sistema será um grande avanço para a cidade e região, trazendo benefícios para a economia e incentivando o desenvolvimento de novos negócios”, afirma o diretor. “Com a instalação de 5 km de rede, será possível atender as operações de duas novas empresas no setor de laticínios: a Natville, que deve iniciar suas atividades em maio e está em plena construção, e a CPLA, que foi adquirida pela Betânia”, conclui.

Além disso, Fábio Morgado também destaca que em 2026 deve ocorrer a construção de um novo ramal de gás natural em Marechal Deodoro, projeto que atenderá os condomínios à margem da AL 101, proporcionando os benefícios do gás natural a um número crescente de residências e empresas. “Nos próximos anos esse projeto levará gás natural até a Praia do Francês, favorecendo e incentivando o desenvolvimento econômico e aumentando a valorização dos imóveis na região”, comenta Morgado.

Para o diretor, o ano de 2025 foi marcado por um avanço no uso de gás natural em veículos pesados, no contexto da transição energética. “A Algás investe fortemente na expansão do uso de gás natural em veículos pesados, especialmente com a crescente disponibilidade de biometano, que representa uma alternativa sustentável e menos poluente”, diz Morgado. “Ainda, a adição de mais de 4 mil clientes residenciais e comerciais na Algás em 2025 indica um aumento na demanda por soluções energéticas eficientes e limpas”, destaca.

Utilizando as potencialidades de Alagoas, a Algás se insere em um movimento conjunto do estado para se inserir na liderança da produção de energia limpa do país. “Líder na produção de açúcar e álcool no Nordeste, o estado encontra na indústria canavieira o caminho para a energia limpa. O biometano, gerado a partir desse setor, é um pilar essencial para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros”, afirma o diretor. “A Algás trabalha na vanguarda desse movimento, desenvolvendo projetos que transformam o potencial das usinas em soluções reais para a transição energética”, conclui.

Para Fábio Morgado, as expectativas para o setor em 2026 são de ainda mais crescimento. “O biometano ganha escala e se consolida como uma alternativa viável. Na ponta da demanda, o foco está na substituição do diesel pelo gás natural e pelo biometano, movimento impulsionado por políticas públicas que aceleram a transição energética no setor de transportes”, comenta.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
image (1)
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }