Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 12:56

Algás e Scania lançam novo caminhão movido integralmente a gás natural

Algás e Scania lançam novo caminhão movido integralmente a gás natural

A chegada do Scania G460 a Alagoas reforça a política do Estado de incorporação de tecnologias de baixa emissão de poluentes
Foto: Divulgação/Scania

A Algás, distribuidora de gás de Alagoas, trouxe no final do último mês de novembro para o estado os caminhões da linha Scania G460, movidos totalmente a gás natural. O lançamento coloca Alagoas na lista seleta de estados que estão incorporando tecnologias de baixa emissão de poluentes em veículos pesados, usados normalmente para o transporte de carga. Os veículos da linha Scania G460 possuem autonomia para percorrer até 600 quilômetros com seus tanques de 270 metros cúbicos de capacidade.

O lançamento dos novos caminhões foi o resultado de uma parceria entre o Governo de Alagoas, a Algás e a Scania. Segundo Fábio Morgado, diretor técnico e comercial da Algás, a iniciativa é um passo importante no processo de descarbonização do setor de logística no Brasil. “A chegada desses caminhões abre uma janela de oportunidade para a transição energética no setor de transporte, onde estão concentradas praticamente metade das emissões dos gases que contribuem para o efeito estufa”, afirma o diretor. “A utilização, em um primeiro momento, do Gás Natural Veicular, que é de origem fóssil, em veículos pesados, deve incentivar a produção de biometano, outro combustível gasoso, mas de origem renovável e com grande potencial de produção”, conclui.

Fábio Morgado também comenta que, ao ser utilizado no transporte, o biometano proporciona uma redução nas emissões de poluentes maior do que a dos veículos elétricos, que já são uma solução viável para a transição energética em veículos de pequeno porte. “Estudos recentes mostram que, quando comparados todos os efeitos da cadeia de utilização nos transportes, o biometano apresenta uma intensidade de carbono até 50% mais baixa do que a dos veículos elétricos”, explica. “Além da questão ambiental, os veículos movidos a GNV e Biometano podem apresentar economia na operação, com a maior utilização e popularização desse modal de transporte”, comenta o diretor.

Um detalhe operacional importante para o uso de gás natural em veículos pesados é a expansão de uma rede de distribuidoras e postos prontos para atender e abastecer esses veículos nas estradas do Brasil. “Estamos trabalhando muito para buscar uma expansão da nossa redes para atender as rotas de maior demanda em Alagoas, além de olhar a interligação com os demais estados do país”, diz Morgado. “Esta operação é feita em conjunto com todas as distribuidoras das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, já que o trabalho precisa ser feito em conjunto para dar certo em rotas que cobrem grandes distâncias”, conclui.

A introdução do caminhão a gás natural reforça a estratégia da Algás de promover fontes energéticas mais eficientes, economicamente vantajosas e com menor impacto ambiental. A iniciativa visa fortalecer o papel do gás natural na transição energética do Brasil, oferecendo uma solução prática para um transporte de longa distância que reduza emissões de poluentes em comparação com os motores convencionais a diesel. “Em Alagoas, nossa proposta é trazer tudo que há de mais inovador nesse período de transição energética, trabalhando em conjunto com o mercado e o setor público”, conta o diretor técnico e comercial da Algás.

Com o lançamento da nova linha de caminhões, a Algás reafirma seu compromisso de fomentar soluções que aliem inovação, segurança operacional e benefícios tangíveis para os usuários, contribuindo para um setor de transportes mais sustentável e competitivo, em sintonia com as demandas ambientais globais.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }