Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de outubro de 2025 20:08

Algás impulsiona Alagoas rumo à liderança na produção de biogás e biometano

Algás impulsiona Alagoas rumo à liderança na produção de biogás e biometano

A empresa tem se consolidado como peça-chave no avanço da sustentabilidade energética no estado
Foto: Reprodução/Facebook

A Algás, empresa responsável pela distribuição de gás canalizado em Alagoas, tem se consolidado como peça-chave no avanço da sustentabilidade energética no estado. Segundo Artur Mergulhão, assessor de planejamento e gestão estratégica da companhia, “a Algás tem buscado contribuir com soluções que viabilizem os projetos de biometano, seja por meio da infraestrutura, seja aproximando o mercado consumidor dos produtores potenciais”.

O biometano, gás renovável obtido a partir do tratamento de resíduos orgânicos, já conta com projetos em curso no estado, que têm apresentado resultados promissores. Além disso, outras iniciativas estão sendo avaliadas pela iniciativa privada, que pretende aproveitar o potencial local de biomassa. “A Algás pode contribuir tanto na criação da infraestrutura necessária quanto na aproximação entre os mercados, facilitando o crescimento dessa cadeia produtiva”, completa Mergulhão.

O planejamento estratégico da Algás está alinhado às metas ambientais e energéticas de Alagoas para os próximos anos. “O gás canalizado é peça fundamental para reduzir a pegada de carbono, seja por substituir combustíveis fósseis com maior emissão de gases de efeito estufa, seja pela inclusão do biometano na matriz energética do estado”, afirma o executivo.

Apesar dos avanços, a expansão da produção de biogás em Alagoas enfrenta desafios importantes. Mergulhão afirma que “a viabilização desses projetos requer compromissos de longo prazo que garantam previsibilidade aos investidores. Essa previsibilidade pode ser impulsionada pelo mercado consumidor, que busca reduzir sua pegada de carbono para atingir metas ambientais”.

Outro ponto fundamental para o crescimento do setor são os incentivos às unidades produtoras de biometano. “Com incentivos adequados, essas unidades poderão oferecer preços mais competitivos em relação a outras fontes energéticas, acelerando a expansão da cadeia produtiva no estado”, destaca.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

boi
fábrica
HM
neoenergia pernambuco
balança comercial
sudene-mg
tecto
joão azevedo
Arapiraca
Jovens - 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }