
A Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) e o Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe promovem o XXX Encontro Regional de Economia. O evento, que tem como objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional, será realizado de 03 a 05 de setembro na UFS, em Aracaju/SE.
A programação contará com um minicurso do Itaú social, além das sessões especiais e os tradicionais debates de pesquisas acadêmicas que estão sendo desenvolvidas para a região Nordeste e para o Brasil como um todo.
Os pesquisadores puderam submeter artigos em cinco áreas de interesses e comissão científica, são elas: Economia Regional; Economia Agrícola; Economia do Trabalho, Economia Social e Demografia; Teoria Econômica e Métodos Quantitativos; e Economia Política, Metodologia e História Econômica do Nordeste. A lista dos trabalhos selecionados está disponível no site da Anpec.
Os artigos serão avaliados no sistema de “blind review”, que preserva o anonimato dos autores. No momento da submissão, os pesquisadores puderam indicar se aceitavam concorrer ao 29° Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional.
Cássio Besarria, professor da UFPB e atual presidente da ANPEC, falou ao Investindo Por Aí sobre a importância do evento para a região. “O encontro regional de economia do Nordeste é, sem dúvidas, o principal encontro sobre esse tema no Brasil. Nele temos o tradicional painel de desenvolvimento do Nordeste, voltados para pauta de desenvolvimento econômico e que são feitos termos de compromisso voltado para o futuro e perspectiva da economia do Nordeste, quais são os gargalos e desafios que precisamos enfrentar e os principais agentes que podem ajudar a contornar ou solucionar esses problemas”.
O professor ainda destacou a relevância do encontro para a academia. “Do ponto de vista acadêmico, são debatidos trabalhos voltados para a região Nordeste, que estão na fronteira da discussão metodológica e que estão destinados ou são frutos de dissertações ou teses de mestrado e doutorado”, conclui.
Para participar como ouvinte, é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$50,00. Estudantes de graduação e pós-graduação terão isenção mediante comprovação apresentada no check-in.