Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de outubro de 2025 23:55

Banco de Alimentos do Maranhão se torna modelo nacional no combate à fome, aponta estudo

Banco de Alimentos do Maranhão se torna modelo nacional no combate à fome, aponta estudo

Reconhecido como referência nacional, o Banco de Alimentos do Maranhão é destaque em estudo do Instituto Pacto Contra a Fome
Foto: Reprodução/Internet

O Banco de Alimentos do Maranhão, iniciativa do Governo Estadual que atua na redução do desperdício e no combate à fome, foi reconhecido como referência nacional em um estudo realizado pelo Instituto Pacto Contra a Fome e pela Notriá Consultoria. O levantamento, feito em cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, avaliou a atuação dos bancos de alimentos vinculados às CEASAs em diversos estados brasileiros, com o objetivo de estruturar um modelo eficaz para ser replicado em todo o país.

Segundo os dados do estudo, o Banco de Alimentos maranhense apresentou um desempenho satisfatório, com 86% de adequação e nota máxima nos critérios de sustentabilidade e prevenção de descarte, monitoramento e gestão, além de estrutura física. Os resultados confirmam o compromisso com a qualidade e a eficiência no atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Educação alimentar e equipe técnica são diferenciais

Entre os pontos mais valorizados está o Centro de Práticas Alimentares Sustentáveis, que oferece capacitações e promove segurança alimentar por meio de ações educativas. A pesquisa também destacou a formação de uma equipe técnica multiprofissional, composta por assistentes sociais, nutricionistas, gastrônomas e tecnólogos de alimentos. Outro diferencial apontado foi a parceria com doadores fixos, que assegura a continuidade e a regularidade das doações.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo sensível às realidades locais. Ele afirma que o resultado reflete “a sensibilidade do nosso governador Carlos Brandão, o empenho de toda a equipe, o planejamento técnico e, sobretudo, o compromisso com quem mais precisa”. Segundo o secretário, sob a atual gestão estadual, o governo tem intensificado ações estruturantes que reforçam o combate à fome e promovem segurança alimentar. Um exemplo disso, segundo ele, é o programa Maranhão Livre da Fome, que tem como meta retirar quase 500 mil maranhenses da extrema pobreza.

Alcance social e volume de doações crescem a cada ano

A pesquisa também apresentou sugestões de melhorias, que já foram discutidas com a equipe técnica e acolhidas pela gestão estadual, com o objetivo de ampliar o alcance e qualificar ainda mais os serviços oferecidos. Atualmente, o Banco de Alimentos atende mais de 27.500 pessoas, sendo 21 mil delas crianças.

Em relação aos volumes arrecadados, os números mostram crescimento significativo:

  • Em 2021, foram arrecadadas 315.556,2 toneladas de alimentos;
  • Em 2022, o volume subiu para 370.629 toneladas;
  • Em 2023, atingiu 581.628 toneladas;
  • E, em 2024, totalizou 540.086 toneladas.

Considerando os dados de 2022 a 2024, houve um aumento de 45% nas arrecadações.

Maranhão será modelo para implantação em outros estados

Como forma de reconhecimento, o Banco de Alimentos do Maranhão será incluído na cartilha nacional de implantação de Bancos de Alimentos em CEASAs, passando a servir como modelo para outros estados. A próxima etapa já está sendo planejada: a produção de polpas e alimentos desidratados, que promete ampliar a diversidade das doações e reduzir ainda mais o desperdício de alimentos.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

boi
fábrica
HM
neoenergia pernambuco
balança comercial
sudene-mg
tecto
joão azevedo
Arapiraca
Jovens - 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }