Criador do primeiro hub de inovação de instituição financeira pública do país, o Banco do Nordeste (BNB) será um dos destaques do Roga DX 2025, considerado o maior encontro de tecnologia e inovação do Nordeste. O evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções de Maceió (AL), e deve reunir mais de duas mil pessoas.
No estande do banco, além da apresentação de linhas de apoio ao setor, os visitantes terão acesso a uma experiência imersiva de realidade virtual. Por meio de óculos especiais, será possível realizar um tour digital pela exposição “Nordeste Expandido”, que reúne 216 obras de arte adquiridas pelo BNB Cultural em sua área de atuação, que inclui os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.
De acordo com Gabriel Macedo, do Centro Corporativo de Cultura do BNB, a exposição já percorreu diferentes capitais brasileiras. “Durante sua realização em São Luís, foram feitas 880 fotos em alta resolução para a criação do tour virtual, agora disponível ao público”, explica.
Cultura e inovação como motores de desenvolvimento
A presença do BNB no Roga DX reforça a conexão entre cultura e inovação. “Nosso papel como banco de desenvolvimento vai além do crédito. O apoio ao ecossistema inovador e à valorização da cultura regional são exemplos de como buscamos transformar realidades e impulsionar a economia”, afirma Evandro Cássio, integrante do Hub de Inovação do Nordeste (Hubine).
O gestor participará do painel “Inovação em Ciclo Completo: do Fomento à Contratação no Setor Público”, que discutirá o papel estratégico de governos, prefeituras e bancos de desenvolvimento na criação de ecossistemas inovadores.
“O setor público pode ser articulador de ecossistemas e também resolver seus próprios desafios com soluções que nascem dentro dele”, acrescenta Evandro.
Mercado de TI em pauta
Outro destaque do estande será a participação de Gustavo Guanabara, professor e criador do canal “Curso em Vídeo”, no YouTube. O convidado vai discutir as tendências e perspectivas do mercado de Tecnologia da Informação (TI), em um dos painéis mais aguardados do evento.
O Roga DX 2025, organizado pela Roga Labs Desenvolvimento de Software, terá ainda 45 palestrantes, 15 empresas de tecnologia e 20 mentorias. O encontro busca promover aprendizado, networking e soluções práticas para os desafios do setor.
O Hubine e o papel do BNB na inovação
O Hubine, hub de inovação do Banco do Nordeste, está instalado em Fortaleza, Recife e Salvador, mas atua em toda a região de abrangência do banco. Suas iniciativas incluem eventos de design thinking, lançamentos de desafios de negócios, programas de aceleração e aproximação entre startups e investidores.
A área também participa da Lei do Bem, que concede incentivos fiscais para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o hub contribui na divulgação de editais de subvenção econômica e apoia a concessão de crédito especializado por meio do FNE Startup e do FNE Inovação, linhas que oferecem condições diferenciadas para empreendedores.
“Nosso objetivo é criar um ambiente em que ideias inovadoras se transformem em negócios sustentáveis e capazes de impactar positivamente a região”, resume Evandro.