
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 848 milhões em financiamento para a Tecon Salvador S.A., subsidiária da Wilson Sons, com o objetivo de expandir e modernizar o terminal de contêineres do Porto de Salvador (BA). O investimento, que será financiado com recursos do Fundo da Marinha Mercante, prevê a ampliação do pátio de armazenagem, a aquisição de novos equipamentos e a execução de obras de infraestrutura e modernização tecnológica.
A iniciativa busca atender à crescente demanda por movimentação de contêineres, aumentar a eficiência operacional e elevar o patamar competitivo do terminal. Durante a fase de implantação, a obra deve gerar cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos.
Com a conclusão do projeto, o Tecon Salvador mais que dobrará sua capacidade anual de movimentação, passando de 553 mil para mais de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A nova configuração permitirá ganhos expressivos de eficiência, segurança e produtividade, ampliando o número de movimentos de carga de 70 para mais de 100 contêineres por hora.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o projeto tem papel estratégico para o desenvolvimento logístico e comercial da região. “A expansão do terminal de Salvador contribuirá para reduzir gargalos logísticos e fortalecer a integração comercial entre os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte — sobretudo Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins — e os mercados externos. A localização estratégica do terminal, equidistante do Canal do Panamá e do Cabo Horn, facilita conexões com rotas marítimas para a Europa, África, Ásia e América do Norte. Essa iniciativa está alinhada à política do governo federal, que busca estimular a exportação de produtos com maior valor agregado”, afirmou Mercadante.
O diretor financeiro da Wilson Sons, Michael Connell, destacou o impacto econômico e social do projeto. “O contrato de financiamento firmado com o BNDES reforça nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da infraestrutura portuária brasileira. Os investimentos no Tecon Salvador ampliarão a capacidade do terminal, gerarão emprego e renda na Bahia e reforçarão nosso compromisso com o desenvolvimento da região”, afirmou.
Incentivo à economia azul
O projeto se alinha à iniciativa BNDES Azul, lançada em janeiro de 2024, voltada ao fortalecimento da economia azul brasileira. A frente de atuação investe em pesquisas, descarbonização da frota naval e infraestrutura portuária, promovendo também atividades sustentáveis ligadas à pesca, turismo, transporte marítimo e fluvial, exploração de petróleo, bioenergia e preservação ambiental.