Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de outubro de 2025 15:18

Ceará, maior produtor brasileiro de camarões, espera uma produção de 100 mil toneladas em 2025

Ceará, maior produtor brasileiro de camarões, espera uma produção de 100 mil toneladas em 2025

Só em 2024, a produção do estado alcançou 88 mil toneladas, número que representa mais da metade de toda a produção brasileira
Foto: Divulgação/Sebrae

O Ceará, já consolidado como o maior produtor de camarão do Brasil, projeta um crescimento significativo na criação do crustáceo em 2025, com a expectativa de ultrapassar a marca de 100 mil toneladas produzidas durante o ano, segundo a Associação de Produtores de Camarão do Ceará (APCC) e a Cooperativa dos Produtores de Camarão do Ceará (Copacam).

Atualmente, o Ceará é responsável por mais da metade da produção de camarão no Brasil, segundo dados do IBGE. Só em 2024, a produção do estado alcançou 88 mil toneladas, número que representa mais da metade de toda a produção brasileira do crustáceo.

O crescimento projetado para 2025 deve ser impulsionado pela expansão do parque de produção no estado, com investimentos em empreendimentos como o que será instalado em Itarema, no litoral oeste cearense. Além disso, o número de pequenos produtores também aumentou, totalizando mais de 2 mil pequenas fazendas em todo o estado.

O setor cearense também pode abrir novos mercados de exportação, com negociações em andamento para exportar camarão para a China, Reino Unido e países da União Europeia. As tratativas com o Reino Unido estão mais avançadas, com a expectativa de início das exportações ainda este ano.

Uma nova indústria voltada para o processamento de camarões está prevista para ser instalada em São João do Jaguaribe, já em fase de licenciamento. Visto que somente 40% dos camarões cearenses são beneficiados no estado, essa iniciativa aparece como uma boa alternativa para aumentar o valor agregado do produto.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

boi
fábrica
HM
neoenergia pernambuco
balança comercial
sudene-mg
tecto
joão azevedo
Arapiraca
Jovens - 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }