Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
15 de outubro de 2025 10:36

Compesa avança na PPP do Sistema do Engenho Maranhão para ampliar abastecimento no Grande Recife

Compesa avança na PPP do Sistema do Engenho Maranhão para ampliar abastecimento no Grande Recife

Barragem vai aumentar oferta de água, atender indústria em Suape e prevenir cheias; consulta pública deve ocorrer ainda em 2025
Foto: Reprodução/Internet

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está finalizando os detalhes para lançar a Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema do Engenho Maranhão, última grande reserva hídrica da Região Metropolitana do Recife (RMR). O projeto será localizado entre Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho e terá como objetivo aumentar o abastecimento de água para a população e para grandes indústrias instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape.

A barragem também terá função de controle de cheias, prevenindo o transbordamento do Rio Ipojuca, que percorre cerca de 320 km desde Arcoverde até Suape. Grande parte do rio é intermitente, sendo perene apenas a partir de Caruaru, e apresenta excesso de água nos meses de maio, junho e julho.

Segundo o diretor de Mercado e Parcerias da Compesa, Ricardo Torres, a Companhia planeja realizar uma consulta pública ainda este ano, etapa que permitirá receber contribuições que poderão ser incorporadas no edital da PPP. O projeto completo da parceria deve ser concluído até o quarto trimestre de 2025.

A empresa que vencer a PPP terá um investimento estimado em R$ 310 milhões, concentrados nos primeiros quatro anos. Entre 70% e 80% desse valor serão aplicados na construção da barragem, mas o projeto também prevê obras de infraestrutura, como adutoras e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Suape, que terá capacidade aumentada de 300 litros por segundo para 1.600 litros por segundo de água tratada. Além da construção, a empresa será responsável pela operação do sistema durante o período da parceria, previsto para 30 anos.

PPP e atuação da Compesa

O governo estadual prepara ainda uma concessão parcial de serviços de distribuição de água e coleta de esgoto. Segundo Ricardo Torres, a PPP do Sistema do Engenho Maranhão não será impactada, pois a produção de água continuará sendo uma atividade da Compesa, que permanecerá estatal mesmo após a concessão.

“A barragem também vai funcionar como reserva estratégica para garantir abastecimento durante o verão, período em que a demanda aumenta significativamente devido ao turismo”, afirma Ricardo Torres.

O projeto representa um passo estratégico para a segurança hídrica da RMR, promovendo abastecimento contínuo, controle de cheias e suporte ao crescimento industrial da região, além de gerar empregos e fortalecer a infraestrutura de saneamento estadual.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Construnordeste
Enseada
porto de recife
cana-de-acucar
Senac
43353_Original
caminhão
Shopee
polo RN
Moura (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }