Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
6 de setembro de 2024 12:01

Cooperativismo em Alagoas: Programa Alagoas + Cooperativa impulsiona economia e inclusão social

Cooperativismo em Alagoas: Programa Alagoas + Cooperativa impulsiona economia e inclusão social

Iniciativa do governo de Alagoas fortalece cooperativas e promove desenvolvimento sustentável no estado

O governador Paulo Dantas, junto com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Alice Beltrão, lançou na segunda-feira (8) o Programa Alagoas + Cooperativa, durante o Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal). A iniciativa, que aconteceu no Palácio República dos Palmares, tem como objetivo fortalecer o cooperativismo, o associativismo e a economia solidária no estado.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) através da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, o programa busca desenvolver ações integradas de formação e capacitação para membros de cooperativas e empreendimentos de economia solidária.

Importância para a economia local

Alice Beltrão destacou a importância da iniciativa para a economia local. “Este programa é uma oportunidade única para integrar esforços e recursos, proporcionando às cooperativas e aos empreendimentos de economia solidária o suporte necessário para se desenvolverem e expandirem seus mercados. A meta é fortalecer o acesso ao crédito, melhorar os processos gerenciais e estimular boas práticas de sustentabilidade”, afirmou a secretária.

Alice Beltrão fala dos trabalhos da Sedics para a agricultura familiar | Foto: Agência Alagoas
Alice Beltrão fala dos trabalhos da Sedics para a agricultura familiar | Foto: Agência Alagoas

Ações previstas pelo programa

Entre as ações previstas pelo programa estão a formação e capacitação dos membros de cooperativas, a articulação de estratégias governamentais para fomentar o setor e o incentivo ao desenvolvimento de boas práticas ambientais, econômicas, sociais e financeiras. O programa também visa a expansão de redes de comercialização, tanto no ambiente público quanto em novos mercados.

Encoopal e parcerias

O Encoopal, realizado em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), reuniu mais de 200 cooperativas de diversos setores econômicos. Durante o evento, foram discutidos temas como intercooperação e casos de sucesso no setor, além do lançamento de livros direcionados ao cooperativismo.

Encoopal reuniu mais de 200 cooperativas de diversos setores econômicos | Foto: Agência Alagoas
Encoopal reuniu mais de 200 cooperativas de diversos setores econômicos | Foto: Agência Alagoas

Oportunidades de crédito

Essas novas oportunidades de crédito visam estimular a inovação e o desenvolvimento sustentável das cooperativas nos diversos segmentos de atuação, como saúde, agricultura e reciclagem. A inclusão dessas linhas de crédito busca facilitar o acesso das cooperativas a recursos que lhes permitam aprimorar processos, desenvolver novos produtos e adotar tecnologias mais eficientes, contribuindo para o fortalecimento do setor cooperativo em Alagoas.

Entrevista exclusiva com Alice Beltrão

Em entrevista exclusiva ao portal Investindo por Aí, Alice Beltrão comentou sobre a motivação por trás do programa Alagoas + Cooperativa e as principais ações previstas. “A principal motivação é promover o cooperativismo como um modelo de negócios transformador, sustentável e coletivo, que contribui para a justiça social e uma distribuição de renda justa. Alagoas possui a primeira e única Secretaria Executiva voltada a esse objetivo no país. O programa surgiu como um esforço coletivo, concentrando ações de diversos órgãos para alcançar essa meta”, explicou a secretária.

Ela também ressaltou os eixos de atuação do programa. “O programa foca em formação e qualificação, acesso a novos mercados e promoção do cooperativismo. Ações incluem cursos de pós-graduação em gestão de cooperativas, qualificação de dirigentes, compra de produtos de cooperativas para serviços governamentais e a abertura de centros de comercialização. Promovemos rodadas de negócios e articulação com órgãos da sociedade civil para difundir o cooperativismo”, destacou Beltrão.

O fortalecimento do cooperativismo não apenas melhora a economia local, mas também promove igualdade, equidade e sustentabilidade. Com presença em cerca de 60% dos municípios alagoanos, as cooperativas geram emprego e renda para milhares de pessoas. “As cooperativas têm um foco na sustentabilidade e responsabilidade social como parte do seu modelo por essência em suas atividades. A geração de emprego e renda é outro destaque para as cooperativas. Milhares de alagoanos vivem do cooperativismo, seja da renda gerada como cooperados ou das vagas de emprego criadas pelas cooperativas que movimentam a economia”, acrescentou Beltrão.

Alagoas como referência no cooperativismo

Adalberon Sá Júnior, Secretário Executivo do Cooperativismo e Economia Solidária de Alagoas, falou ao Investindo por Aí que Alagoas não se inspirou em nenhum outro programa de estado: “Existe um programa no Paraná focado na questão fiscal, que estamos incluindo no programa Alagoas + Cooperativa. Também há o Brasil Mais Cooperativo, lançado na mesma semana que o nosso, mas focado nas cooperativas de agricultura familiar. No entanto, nós nos destacamos pela nossa abordagem abrangente e inovadora.”

Ele acrescentou que Alagoas tem presença de cooperativas de destaque que figuram entre as maiores do mundo: “No ranking das 300 maiores cooperativas globais, três das 12 brasileiras têm presença em Alagoas: Unimed, SICRED e SICOOB. Além dessas, temos referências locais importantes como a Coopercon, Pindorama, CPLA e COOPAÍBA. Essas cooperativas são exemplos de excelência e impulsionam a economia do estado.”



Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

log_luis
Representantes do BNB (E) ao lado do governador Paulo Dantas, do ministro Paulo Teixeira, e das agricultoras familiares que assinaram contratos de crédito com o Agroamigo - Foto: Assessoria
colheita
Inovac-o
Possível associação entre Grupo Mateus e Assaí Atacadista foi negada pelas duas empresas Foto: Reprodução
Julio-VasconcelosJVC06174
Lançamento Atlas Solar do Amapá e IMEQ (4)
B1BB78C3-13E9-48F2-A70B-6D3DFACB27F2
Nordeste foi a região do Brasil que mais reduziu o desemprego no segundo trimestre de 2024 | Foto: Reprodução
WhatsApp-Image-2024-08-29-at-13.45.36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }