Segundo informações da agência Reuters, a ByteDance, empresa responsável pelo aplicativo TikTok, está considerando um investimento enorme para a criação de um data center no Nordeste. O projeto pretende aproveitar a alta produção de energia sustentável na região para a instalação de um grande centro de processamento de dados no Porto de Pecém, no Ceará.
O projeto inicial prevê a construção de um data center com capacidade de 300 megawatts, com a possibilidade de expansão para 900 megawatts em uma segunda fase. As negociações da ByteDance têm como objetivo criar uma parceria com a empresa Casa dos Ventos para o desenvolvimento desse projeto. Caso concretizado, o novo data center será o maior do Brasil, superando em cinco vezes a capacidade energética do atual primeiro lugar.
Além disso, esse investimento consolidaria o Brasil como um dos principais centros operacionais da ByteDance no Ocidente. Parte desse processo, em fevereiro, a empresa anunciou um aporte de US$ 8,8 bilhões d para a criação de data centers na Tailândia nos próximos cinco anos. O projeto chegaria em um momento em que o Porto de Pecém está passando por diversas transformações a fim de se tornar um complexo importante de produção de energia verde. Só neste ano, o porto recebeu um investimento de US$ 9 milhões do banco mundial para a criação de um hub de hidrogênio verde.