
O Rio Grande do Norte enfrenta um cenário econômico menos favorável neste início de ano, com apenas 390 novos empregos gerados até março, número significativamente inferior aos 3 mil postos criados durante o mesmo período de 2024. A análise é do Fecomércio, que alertou para os efeitos da inflação elevada e dos juros altos (14,75%) sobre os investimentos e o consumo.
Segundo Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, o crescimento econômico do ano passado foi impulsionado pelo fortalecimento de setores estratégicos, como o de petróleo e de energias renováveis. Já em 2025, as perspectivas são bem mais modestas devido às altas nos juros e na inflação, que têm prejudicado especialmente os setores de investimento e consumo.
Queiroz, à frente da Fecomércio RN, promoveu entre os dias 12 e 17 de maio a Semana S do Comércio, iniciativa que aconteceu em nove cidades potiguares com o objetivo de fortalecer o comércio e a geração de empregos no estado.
O evento ofereceu mais de 100 atividades gratuitas nas áreas de empreendedorismo, inovação e empregabilidade. Além disso, o evento marcou a abertura de 2300 vagas para cursos online focados em gastronomia, tecnologia da informação e comunicação.
Em paralelo a isso, ocorreu no dia 16 de maio o Innovation Day, evento no Teatro Riachuelo, em Natal, que contou com palestras de grandes nomes, como o economista Ricardo Amorim, e a empreendedora Carla Sarni.