
A partir de recursos de um edital social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), uma cooperativa de floricultores da cidade de Pilões, no Brejo paraibano, recebeu placas solares, que passaram a garantir energia limpa e renovável para a produção local de flores. A partir de agora, sem tantos gastos para manter as estufas necessárias para o crescimento das flores, a Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep) passará a investir em novas espécies de flores e hortaliças orgânicas.
A região do Brejo paraibano, a cerca de 100 quilômetros de João Pessoa, é conhecida pela produção de flores do campo, graças a seu clima ameno. A Cofep, fundada em 1999 e composta atualmente por 29 famílias de produtores, é vencedora de diversas premiações, como os prêmios Mulher Empreendedora e Pequena Empresa, do SEBRAE, e o prêmio Voz Mulher, do Banco Mundial.
A pandemia da Covid-19 gerou uma interrupção na produção da Cofep, prejudicando o sustento das 29 famílias mantidas pela cooperativa. Após quase um ano sem produzir flores, a cooperativa ainda está se reestruturando com a ajuda de investimentos do Governo do Estado, como é o caso do edital recente da Sedh, e do Banco Mundial.
Além de ajudar na produção de flores e cortar gastos na energia necessária para manter as estufas funcionando, as novas placas solares proporcionadas pelo edital da Sedh também melhoraram a qualidade de vida das famílias da Cofep, trazendo energia elétrica renovável também para dentro das casas dos cooperados.