
Teve início ontem, dia 25 de julho, no Mar Hotel Conventions Recife, o Encontro dos Profissionais de Investimentos e Previdência dos Fundos de Pensão do Norte e Nordeste (EPINNE-EPB 2024). O evento, que se estende até hoje, dia 26 de julho, é organizado pela Fachesf, a maior entidade de previdência complementar do Norte e Nordeste, em parceria com a CompesaPrev e a BandePrev, e reúne alguns dos mais respeitados especialistas do Brasil para debater as oportunidades e desafios no setor.
Temas e abertura do evento
Com o tema “Previdência Complementar: Tendências e Inovações para um Mercado em Transformação”, a programação do EPINNE-EPB 2024 inclui painéis e palestras com representantes de diversos setores. A abertura oficial do evento contou com a presença do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, acompanhado pelo superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena, e o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Jarbas Biagi.
Marcel Barros, presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar), e Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, também estão presentes. Segundo Armando Barros, presidente da Fachesf e coordenador geral do encontro, “o EPINNE-EPB é um evento de extrema relevância para nossa área, ao trazer uma programação diversificada sobre o cenário econômico, estratégias e inovações para avançar no atendimento à demanda reprimida por previdência complementar no Brasil”.
Participação de executivos renomados
A Fachesf, com mais de 50 anos de história, é líder em patrimônio no Norte e Nordeste do Brasil, somando um total de mais de R$ 8,5 bilhões, o que a posiciona entre as 20 maiores fundações do país. Este ano, o evento conta com a participação de executivos de instituições renomadas como BTG Pactual, Icatu Vanguarda, XP Banco de Atacado e TAG Investimentos.

Discussões e painéis
As discussões abordam inovações tecnológicas, tendências, mudanças competitivas e estratégias de atuação no setor. Atualmente, os ativos totais administrados por entidades de previdência complementar no Brasil alcançam R$ 2,74 trilhões, representando 25% do PIB brasileiro. Gestores de diversas instituições financeiras também participam, enriquecendo os debates.
O primeiro painel, “Previdência Complementar Fechada – Ações e Propostas”, foi moderado pelo diretor-presidente da Valia, contando com a participação do superintendente da Previc, Ricardo Pena, e do presidente da Anapar, Marcel Barros. O economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, discutiu o cenário macroeconômico, seguido por Pierre Lucena, que falou sobre “O Impacto da Inteligência Artificial no Emprego”.
Reconhecimento e agradecimentos
Armando Barros agradeceu a presença massiva das entidades das regiões Nordeste e Norte, ressaltando a confiança depositada na organização do evento. Ele destacou a importância das entidades fechadas como investidoras que contribuem para o desenvolvimento do mercado de capitais e o potencial dos investimentos em infraestrutura e economia real. O diretor-presidente da Abrapp, Jarbas Biagi, parabenizou a organização e destacou que “o Brasil inteiro está representado neste evento. Recife é a capital da Previdência Complementar nestes dois dias”.
Mobilização e parcerias
O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Osório Chalegre, elogiou a mobilização dos representantes da previdência complementar nesta edição do EPINNE-EPB 2024. Marcel Barros, presidente da Anapar, reforçou que “os participantes são a razão de ser do sistema, e que o patrimônio do sistema pertence aos trabalhadores. Muito mais que números, temos 4 milhões de famílias que confiam em nós”.
Apoio institucional
O EPINNE-EPB 2024 conta com o apoio da Abrapp e do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). A programação completa está disponível no site oficial do evento (https://epinneepb2024.com.br).