O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) aprovou a liberação de R$2,97 bilhões para a construção de seis navios especializados no combate a vazamentos de óleo na Bahia. As embarcações serão construídas no Estaleiro Enseada, localizado em Maragogipe, e devem gerar 6795 empregos diretos, conforme anunciou a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do estado.
Os recursos, provenientes do Fundo da Marinha Mercante (FMM), foram solicitados pela empresa offshore Compagnie Maritime Monegasque (CMM), que escolheu o estaleiro baiano por ser o único de 5ª geração do país, com tecnologia de ponta e localização estratégica às margens do Rio Paraguaçu. As novas embarcações contribuirão para a renovação da frota afretada pela Petrobras.
Do total de R$4 bilhões aprovados pelo Conselho Diretor do FMM para 14 projetos em seis estados, a Bahia recebeu mais da metade do investimento. Os outros estados contemplados foram o Pará, Santa Catarina, Amazonas, Rio de Janeiro e Pernambuco.
O projeto de construção dos navios vai priorizar a mão de obra local e é um passo importante para a retomada da indústria naval brasileira. Para a viabilização do projeto, ainda são necessárias a assinatura do contrato de construção entre as partes e a contratação do financiamento pela CMM, com posterior liberação dos recursos pelo agente financeiro. O empreendimento reforça a capacidade dos estaleiros baianos de resolverem demandas de alta complexidade no setor naval, além de aprimorar a resposta para acidentes com derramamento que apresentem riscos para o meio ambiente brasileiro.