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7 de setembro de 2024 04:09

EXCLUSIVO: Segmento de franquias cresce no Nordeste acima da média nacional

EXCLUSIVO: Segmento de franquias cresce no Nordeste acima da média nacional

Marcas nacionais investem na região, enquanto empresas nordestinas também buscam expandir-se para outros estados
A Óticas Diniz já bateu a marca de mil lojas distribuídas e presença em todos os estados brasileiros. A marca está em 400 cidades.

 

Por Ana Clara Rangel
Para Investindo Por Aí

O cenário de abertura de novos negócios no Nordeste nem sempre é fácil, em virtude das dificuldades estruturais que a região apresenta para que empreendedores alavanquem suas empresas. Mas especialmente no setor de franquias, o cenário nordestino revela-se não apenas promissor, mas como um vetor de expansão de unidades e volumes de vendas nacionais.

Os números registrados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que a região teve aumento de 14,6% no faturamento com franquias em 2021, na comparação com o ano anterior. As vendas chegaram a expressivos R$ 27,5 bilhões. Esse crescimento mostra que o Nordeste esteve acima da média nacional, que teve crescimento de 10,7% sobre 2020 (alcançando R$ 186 bilhões em vendas).

A alta no faturamento das franquias no Nordeste está mais relacionada a uma melhora média de performance nas lojas já instaladas do que à abertura de novas unidades, cujo número saltou 2,9% sobre 2020, alcançando 24.907 pontos de venda. Ainda segundo a ABF, o mercado nordestino de franquias apresenta maior número em unidades de “saúde, beleza e bem-estar”, segmento que responde por 23,1% dos pontos de venda, seguido pelo setor de “serviços e outros negócios”, com 20,3%. Em terceiro lugar estão as marcas de “alimentação e food servisse”, representando 13,8% do total das unidades franqueadas. Os números evidenciam uma pulverização setorial do franchising do Nordeste, apontando ainda para oportunidades em diferentes frentes.

Enquanto a pesquisa da Associação indica a evolução de franquias de diferentes origens no próprio Nordeste, há também um movimento em que marcas nordestinas expandem suas operações para outras regiões. Um caso exemplar é o das Óticas Diniz, fundada em 1992 por Arione Diniz, em São Luís (MA).

 

PLANOS DE EXPANSÃO

De acordo com Cláudia Valerio, gerente de Operações e Expansão das Óticas Diniz, o Nordeste sempre teve um ambiente de negócios bastante desafiador por se tratar de uma região com grande extensão territorial e características regionais bastante distintas. “Apesar disso, quem faz sucesso no cenário nordestino geralmente consegue se consolidar também no restante do País” afirma ela.

A Óticas Diniz já bateu a marca de mil lojas distribuídas e presença em todos os estados brasileiros, mas prefere não divulgar o número específico de unidades no Nordeste. A marca está em 400 cidades. De acordo com Cláudia Valerio, o crescimento sempre foi priorizado de forma orgânica, de dentro para fora. O impulso fundamental de expansão veio das novas gerações da família que se envolveram no negócio e lideraram uma primeira onda de crescimento da rede.

A empresa cresceu e se tornou líder no segmento óptico primeiro no Nordeste, seguindo para o Norte, Centro-Oeste e chegando ao Brasil inteiro. A marca posiciona-se como a única rede de óticas 100% nacional e utiliza isso como trunfo para a identificar com os consumidores brasileiros, mas também possui desafios no processo de crescimento. “Podemos considerar que possuindo identidade prioritariamente nordestina, tivemos mais desafios em adentrar os mercados na região Sul e Sudeste.” comentou Claudia.

Para 2022, os planos de crescimento da Óticas Diniz inclui abertura de aproximadamente cem lojas. A empresa informa que não tem planos de fusões e aquisições, de maneira que a expansão seguirá orgânica. Também não há previsão de captação de recursos via abertura de capital em Bolsa.

Para as empresas do Nordeste que ainda estão no início de seu processo de expansão, Claudia Valerio recomenda determinação para superar adversidades típicas de qualquer negócio que está começando. “Tudo isso significa ter muita resiliência e não desistir mesmo quando tudo parecer não estar dando certo. Por este motivo, a transferência de Know-how, treinamentos, especializações e atualizações é o cerne do nosso negócio”, comenta. Esses investimentos são estratégicos para a gestão da grande capilaridade que a rede de franquias alcançou.

O conselho pode ser útil a empresas como a Le Brulé & Doceria, de Maceió (AL). Atuando no segmento de alimentação fora de casa, a empresa precisou resistir ao impacto da pandemia de Covid-19, mas renovou o otimismo com a retirada das restrições definidas pelo governo. “A tendência do ramo alimentício, em geral, é de crescimento, e temos visto isso com bastante entusiasmo para validação do nosso modelo de expansão”, comenta Marcos Thiago Nascimento, sócio da empresa.

A Le Brulé Café & Doceria é uma iniciativa local, mas a ideia dos sócios é expandi-la para todo o Brasil. “Iniciamos o movimento de expansão com a abertura de nossa segunda loja no Parque Shopping, em Maceió, com o intuito de validar o modelo de franquia”, disse Thiago. Ele ainda contou que o objetivo é que a unidade funcione de forma independente da operação já existente. Os gestores estão neste momento buscando entender os desafios que precisam resolver antes de dar início e ofertar as franquias ao mercado. A expectativa da empresa é abrir a marca para franqueados a partir de 2023 com a meta de alcançar mais seis lojas já no próximo ano.

A aposta na expansão das marcas por meio do modelo de franquias sustenta-se também em um quadro geral de certa estabilidade para os negócios. Os dados relativos a faturamento e abertura de novas unidades de franchising no primeiro trimestre de 2022 ainda são esperados. A se confirmar a tendência de 2021, o crescimento, ainda que lento, é um alento para os franqueados que veem o setor, como um todo, indo para frente.

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