
O comércio pernambucano deu um salto tecnológico importante com o lançamento do Portal do Hub de Dados do Comércio. A solenidade aconteceu no último dia 17 de outubro durante o Rec’n’Play. A plataforma digital, desenvolvida pela Fecomércio-PE, reúne informações econômicas, estudos setoriais e indicadores comerciais para os segmentos de bens, serviços e turismo.
Mais que uma simples biblioteca de dados, o Hub de Dados do Comércio é uma ferramenta prática de inteligência econômica. Com ele, empreendedores pernambucanos passam a ter acesso a séries históricas, projeções de mercado, simuladores de precificação e estudos setoriais que permitem que o empresário tome decisões estratégicas fundamentadas em dados nos seus negócios.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, esse projeto é uma ação que visa consolidar a posição da entidade como uma importante articuladora para o desenvolvimento econômico de Pernambuco. Os dados da plataforma já vem apoiando decisões importantes para o estado, como com a análise dos impactos do pacote de tarifas imposto para exportações brasileiras para os EUA desde agosto.
O Hub de Dados do Comércio é um projeto pioneiro no país e foi pensado para atender às demandas de empresários, gestores públicos e pesquisadores através de uma ferramenta prática. Com a nova plataforma, Pernambuco passa a contar com um instrumento permanente de monitoramento da atividade econômica do setor terciário capaz de melhorar a eficiência das empresas e apontar para políticas públicas mais assertivas, fortalecendo a competitividade do comércio local e criando um ambiente empresarial cada vez mais atento à análise de dados concretos.