Os governadores dos nove estados que compõem o Consórcio Nordeste se reuniram na última semana em Brasília para deliberar sobre temas estratégicos e estruturantes para o desenvolvimento da região. A pauta incluiu discussões sobre o sistema elétrico e uma missão internacional ao Oriente Médio.
Desde fevereiro, o Consórcio é presidido por Rafael Fonteles, governador do Piauí, que assumiu o cargo com o compromisso de fortalecer o protagonismo da região nordestina, priorizando a transição energética, o desenvolvimento sustentável, além de segurança, educação e saúde pública.
Na ocasião, foram assinados memorandos com o Ministério da Fazenda e a Secretaria-Geral da Presidência da República, abordando a transição energética e a segurança alimentar da região.
Com essas diretrizes, o Consórcio Nordeste inicia 2025 com foco em promover o desenvolvimento sustentável, fortalecer as relações internacionais e integrar políticas públicas que beneficiem a população dos nove estados da região.
A expectativa é que, nas próximas semanas, sejam encaminhadas ações concretas decorrentes dessas deliberações, consolidando o papel do Consórcio como articulador de políticas públicas integradas para o Nordeste.