
Em agenda oficial na China, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou no último dia 12 de maio um memorando de entendimentos com a China General Nuclear Power Group (CGN), uma das maiores empresas do ramo energético da Ásia. A assinatura do acordo prevê investimentos de mais de 3 bilhões em projetos de energia renovável no Piauí, com potencial para gerar 5 mil empregos durante a fase de construção.
A assinatura do contrato ocorreu durante uma missão internacional liderada pelo Governo Federal e integra um pacote com o total de R$27 bilhões em investimentos chineses no Brasil. A CGN, que já opera no Piauí desde 2019 com usinas solares e parques eólicos, planeja agora expandir suas atividades com novas unidades de geração e armazenamento de energia, com o objetivo de alcançar a capacidade de geração de 1,4 gigawatt de energia no estado.
Um dos destaques do acordo é o projeto piloto de geração termossolar, tecnologia inovadora que converte radiação solar em eletricidade, aumentando a diversificar as formas de produção de energia sustentável no estado, fortalecendo o Piauí em uma posição de relevância mundial no mercado de energia verde.
O CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, também participou da cerimônia, que contou com outros anúncios de investimento chinês no Brasil, onde o governador Fonteles agradeceu o apoio e confiança da empresa chinesa no desenvolvimento do Piauí.