O governador do Piauí Rafael Fonteles anunciou durante visita ao sul do estado que a terceira e última etapa da Rodovia Transcerrados (PI-397) será inaugurada em janeiro de 2026. O trecho final, de 96 km, que liga a PI-262, em Serra do Quilombo, à BR-235, em Gilbués, está em fase de asfaltamento e se soma aos 42 km já concluídos da obra.
Com investimento de R$174 milhões em recursos federais, a rodovia, que totaliza 330 km de extensão, corta municípios estratégicos do cerrado piauiense, como Uruçuí, Manoel Emídio e Bom Jesus, e possuí a capacidade de transformar a logística da região, auxiliando no escoamento da produção agrícola.
A obra, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), atende a uma demanda histórica do setor produtivo local, prometendo reduzir custos e, assim, aumentar a competitividade dos produtores agrícolas da região.
Com a conclusão da Transcerrados, o Piauí consolida sua posição como fronteira agrícola em expansão, oferecendo melhores condições para escoamento de grãos e atração de indústrias. A obra representa um marco no desenvolvimento logístico do estado, conectando produtores rurais aos mercados nacional e internacional.