Sergipe deu um passo importante no seu processo de transição energética com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Sergipe Gás S/A (Sergas) e o Grupo Orizon para viabilizar a produção e comercialização de biometano no estado, gás usado na produção de combustíveis renováveis. O acordo, firmado no último dia 25 de julho, prevê a implantação de uma planta de biometano no Ecoparque Sergipe, em Rosário do Catete, há 37 km de Aracaju.
O projeto visa transformar resíduos urbanos de Aracaju e outras cidades da região em energia, através do processo conhecido como biomassa. Representantes do governo estadual e do Grupo Orizon reforçam a importância do acordo como marco inicial para consolidar Sergipe no mercado de gás verde, alinhando assim o estado às metas de descarbonização da matriz energética brasileira.
A parceria consolida Sergipe como pólo importante na produção de energias renováveis, combinando inovação tecnológica com aproveitamento de recursos locais. Os próximos passos incluem análises de viabilidade técnica e econômica para estruturar melhor o projeto e começar a criação de uma planta de biomassa dentro do Ecoparque Sergipe.