
O Porto de Natal, no Rio Grande do Norte, vai receber um investimento de R$ 109 milhões para a execução de duas obras que devem ampliar sua capacidade de operação e competitividade. Serão realizadas a dragagem de manutenção do canal de acesso ao cais e a implantação de defesas na ponte próxima ao terminal portuário, possibilitando a movimentação de navios também no período noturno.
Segundo o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Paulo Henrique Macedo, a dragagem permitirá aumentar o calado de 10 metros para 12,5 metros, possibilitando a atracação de embarcações de maior porte. O serviço está orçado em R$ 62 milhões, com recursos provenientes do Ministério dos Portos e da própria Codern.
Já a obra das defesas da ponte, estimada em R$ 47 milhões, será financiada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em parceria com o Ministério dos Portos.
“A dragagem é importante para a manutenção do canal, garante segurança à navegação e amplia os negócios. Já a obra das defesas da ponte vai permitir ao porto operar à noite”, explicou Paulo Henrique.
De acordo com o gestor, o valor exato das intervenções será conhecido após a realização da licitação para contratação das empresas executoras. Ele também informou que os recursos estão assegurados, conforme compromisso assumido pelo ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, durante audiência com a governadora Fátima Bezerra na última semana.
Exportações impulsionadas por frutas e açúcar
Em 2023, o Porto de Natal movimentou cerca de 400 mil toneladas de carga. Aproximadamente 90% desse volume corresponde a açúcar e frutas — com destaque para melões e melancias produzidos no estado. Também foram embarcadas, em menor escala, uvas e mangas de Petrolina (PE), além de sondas de perfuração para operações de petróleo em terra.
A estrutura é administrada pela Codern, que também gerencia o Porto de Maceió (AL) e o Terminal Salineiro de Areia Branca, atualmente arrendado à iniciativa privada.
Obras seguem diretrizes do plano estratégico
As intervenções anunciadas seguem diretrizes do Plano Estratégico do Porto de Natal, publicado em 2019. O documento previa a ampliação da bacia de evolução para 500 metros de largura e o aprofundamento do canal para até 15 metros, visando atender ao perfil das novas frotas marítimas e possibilitar a operação de navios maiores.
A proposta também incluía a construção de um novo berço de atracação na margem esquerda do Rio Potengi e a implantação de um terminal portuário de múltiplo uso, com 1.000 metros de cais e 1 km² de retroárea para movimentação de contêineres, granéis sólidos e líquidos.
Desde a última dragagem realizada em 2006, o canal de acesso ao porto opera com profundidade limitada, restringindo a navegação — sobretudo no período noturno. Estudos técnicos recentes apontam a necessidade urgente de nova sinalização náutica e batimetria para garantir segurança e ampliar a capacidade operacional.
Além das melhorias no porto, a implantação de uma via expressa entre Natal e Parnamirim, no trecho da BR-101, é considerada essencial para solucionar gargalos logísticos no acesso rodoviário à estrutura portuária.