
Um novo impulso para o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste foi dado na última semana. O Governo Federal, por meio da Infra S.A, oficializou o lançamento do edital para retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no trecho de 73 quilômetros entre Custódia e Arcoverde. Com investimento de R$ 415 milhões via Novo PAC, a obra promete gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos, desde a elaboração do projeto executivo até a conclusão dos serviços.
A licitação, marcada para 8 de janeiro de 2026, prevê prazo de 57 meses para a entrega do trecho após a assinatura do contrato. A iniciativa recoloca Pernambuco como peça-chave na estratégia de integração e crescimento regional, com impactos significativos na economia, no emprego e na infraestrutura logística do estado.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alex Azevedo, e dos ministros Renan Filho (Transportes), Frederico Siqueira (Comunicações) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Segundo o governo, o edital — disponível no Diário Oficial da União — marca uma nova etapa da Transnordestina, que havia sido parcialmente suspensa após devolução do trecho à ANTT.
A Transnordestina, maior obra linear em execução no país, atravessa 53 municípios em três estados, totalizando 1,2 mil quilômetros de extensão. Com 75% das obras concluídas e R$ 7 bilhões já investidos, a ferrovia se consolida como um dos principais projetos estruturantes do Brasil. O primeiro trecho operacional, de 580 quilômetros entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE), deve iniciar suas atividades ainda este ano, passando também pelo interior de Pernambuco.
O ramal atualmente licitado faz parte do corredor logístico que liga Salgueiro ao Porto de Suape, passando por Sertânia, Buíque e Arcoverde. Nos próximos meses, o Governo Federal lançará outros dois editais — entre Cachoeirinha e Belém de Maria (SPS07) e entre Arcoverde e Pesqueira (SPS05) — totalizando mais 106 quilômetros de obras.
Para o diretor da ANTT, Alex Azevedo, a retomada da ferrovia representa mais do que um investimento em infraestrutura: “A Transnordestina é desenvolvimento, oportunidades e integração regional. Pernambuco volta ao mapa dos projetos prioritários, com competitividade e inclusão para todo o Nordeste.”
O edital da obra permite a participação de consórcios formados por até três empresas, inclusive estrangeiras com representação legal no Brasil, ampliando a competitividade do processo. A Infra S.A. será a responsável pela condução da licitação e pela execução do contrato.
Segundo Azevedo, o projeto representa “uma nova fase da Transnordestina, com resultados concretos, geração de emprego e integração logística”. A ferrovia conectará polos produtivos do interior aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), facilitando o escoamento de grãos, minérios e produtos industrializados. A expectativa é de que a obra reduza custos de transporte e impulsione o desenvolvimento regional de forma sustentável.
Com a retomada desse trecho estratégico, a ANTT reforça seu papel central na condução de grandes obras de infraestrutura, assegurando transparência, planejamento eficiente e benefícios diretos para a população do Nordeste.