
A empresa cearense Hidrotintas, uma das maiores fabricantes de tintas imobiliárias e decorativas do Norte e Nordeste, anunciou um investimento de R$15 milhões em sua unidade fabril, localizada no Distrito Industrial de Maracanaú (CE). A ampliação, que faz parte da estratégia de reposicionamento da marca, acontece em um momento de reaquecimento do setor de construção civil e do avanço da produção regional.
Fundada em 1977, no Distrito Industrial de Maracanaú (CE), a Hidrotintas é uma empresa familiar que fabrica tintas imobiliárias e decorativas. Atualmente, a companhia conta com três unidades fabris – Hidrotintas Mineração, Hidrotintas Cal e Cargas e Hidrotintas Matriz – além de dois centros de distribuição, em Pernambuco e no Pará, e uma linha completa que atende todo o Norte e Nordeste do Brasil.
Com a expansão, a fábrica passa de cinco para 15 docas de carregamento, o que triplica a capacidade de estocagem e expedição, contando com um galpão com 4 mil metros quadrados. A unidade também amplia sua capacidade de produção para 8 milhões de litros por mês e de armazenagem para 2 milhões de litros. A Hidrotintas possui também dois centros de distribuição, localizados em Pernambuco e no Pará.
Segundo dados da Hoff Analytics, empresa especializada em números da construção civil, o Nordeste se destaca com 133.493 obras em andamento em 2025, quando consideradas novas edificações. Fortaleza (CE), é a cidade com o maior número de obras ativas na região.
Outro ponto da pesquisa que mostra o cenário favorável ao crescimento da Hidrotintas é referente ao perfil das obras observadas pelo estudo. Segundo a Hoff Analytics, a grande maioria das construções é predominantemente residencial (63%), com maior concentração em projetos de 101 a 250 m².
Lucas Neto, diretor comercial da Hidrotintas, conta que a longa trajetória da empresa faz com que ela tenha uma percepção de mercado mais clara para tomar decisões como a ampliação da unidade fabril. “Temos uma trajetória de quase 50 anos que nos traz uma visão ampla sobre o setor e nos permite enxergar as melhores oportunidades, por isso entendemos que esse era o momento certo de dar um passo tão importante para nossa empresa”, comenta Neto.
Segundo ele, a decisão em realizar esse investimento está conectada com o crescimento da própria empresa e representa um passo estratégico para ampliar a capacidade, eficiência e competitividade da Hidrotintas perante ao mercado.

Além de um cenário do setor de construção civil favorável, o município de Maracanaú – onde a unidade fabril vai ser ampliada – também oferece condições favoráveis para o crescimento da empresa. Além de ter uma vantagem logística considerável, a apenas 12 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins e próximo ao Porto do Mucuripe (26 km), Maracanaú é a 4ª melhor cidade brasileira para se fazer negócios na Indústria, de acordo com a consultoria feita pela Urban Systems e a Revista Exame em 2023.
Atualmente, a empresa conta com quase 90 representantes comerciais que atendem os estados do Norte e Nordeste, além de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins. Lucas afirma que, com a expansão da unidade fabril, a Hidrotintas ganha em competitividade, aumentando a participação da empresa no cenário nacional.
“A expansão aumenta nossa competitividade em termos de agilidade e entrega, fortalecendo nossa atuação no Norte e no Nordeste, além de estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins. Isso amplia nossa capacidade operacional, à medida que mantém nossos diferenciais como uma empresa regional que opera com fábrica local altamente tecnológica e produtos de custo-benefício competitivo”
O diretor da empresa ainda afirma que um dos objetivos da expansão é posicionar a Hidrotintas como uma referência no setor. Por isso, segundo ele, o investimento direciona a companhia para oferecer mais qualidade, tecnologia e capilaridade, além de fortalecer o atendimento para a base já estabelecida, buscar atender novas praças estratégicas.