
A Kroma Energia anunciou o andamento das obras do Complexo Fotovoltaico Arapuá, localizado no município de Jaguaruana, no interior do Ceará. Com previsão de investimento de R$ 800 milhões, o projeto é o maior do portfólio da companhia e deverá alcançar 247 megawatts-pico (MWp) de capacidade instalada.
Segundo a empresa, o avanço físico da obra chegou a 23% até abril deste ano. Entre os principais marcos, 59% das estacas de sustentação já foram instaladas, além de 26,4% dos trackers — equipamentos que acompanham a movimentação do sol para aumentar a eficiência na captação de energia. Os primeiros testes de energização estão previstos para outubro de 2025.
O empreendimento terá 388 mil módulos fotovoltaicos, dos quais cerca de 10% já foram instalados. O parque solar ocupará uma área total de 460 hectares.
Além da geração de energia, o projeto também impulsiona o desenvolvimento da região com a criação de oportunidades de trabalho. De acordo com a Kroma Energia, o Complexo Arapuá deve gerar entre 800 e 1.000 empregos diretos e indiretos ao longo da execução das obras.