Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 12:33

Lula entrega moradias do Minha Casa, Minha Vida e celebra marca histórica do programa

Lula entrega moradias do Minha Casa, Minha Vida e celebra marca histórica do programa

Evento, em Maceió, contou ainda com a entrega de sete novas ambulâncias do Samu e 17 Unidades Odontológicas Móveis
Foto: Lara Morais

O presidente Lula entregou, na sexta-feira (23), 1.337 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Maceió. O evento marcou ainda a celebração da marca de 2 milhões de moradias contratadas pelo Programa desde o início do mandato, em 2023.

Os residenciais Pedro Teixeira I e II e Diana Simon, no bairro da Santa Amélia, concentram 1.180 novas moradias. As demais estão situadas no Residencial Parque da Lagoa, no Vergel do Lago. Elas são parte das 36.318 unidades habitacionais distribuídas no estado, que somam um investimento federal de R$ 4,6 bilhões.

Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o prefeito de Maceió, JHC e os ministros Jader Filho (Cidades), Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais).

Lula entregou as chaves das habitações a quatro famílias, que representavam todos os contemplados. Ele destacou a importância do momento para o Brasil. “Eu fico muito orgulhoso cada vez que entrego essas chaves, porque tenho certeza que o Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional já feito nesse país. Nunca na história houve um programa que chegasse, em tão pouco tempo, a construir quase 10 milhões de casas para o povo pobre. E nós sabemos que temos que construir muito mais, e eu tenho o compromisso de que a gente um dia vai zerar o déficit habitacional porque todo e qualquer brasileiro vai ter sua casa”.

Recriado em 2023, o programa tem ganhado fôlego no mandato. O Ministro das Cidades Jader Filho relembrou a atenção dada à região Nordeste pelo Governo Federal. “A região do Brasil que mais utiliza o orçamento do Minha Casa, Minha Vida é o Nordeste. E dentro de cada uma dessas casas só cabe amor. Essas casas trazem dignidade, e esperança de uma vida nova, fruto do maior programa habitacional da nossa história”.

Uma das beneficiadas, Juliana Lopes, de 43 anos, falou sobre as expectativas para a nova etapa junto às três filhas. “Estamos muito animadas e a emoção é muito grande. Há muitos anos eu pago aluguel e hoje eu vou receber minha casa para morar e criar minhas filhas com dignidade, então é uma alegria enorme”, celebrou.

Mais saúde para Alagoas

Ainda durante o evento, o Governo Federal entregou dezessete Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e sete novas ambulâncias do Samu, que serão distribuídas entre Maceió, Arapiraca, União dos Palmares e Penedo.

Foto: Lara Morais

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, destacou o compromisso do Governo com o acesso à saúde. “Em 2023, o Brasil tinha cerca de 100 unidades móveis de saúde bucal. Neste governo, vamos adquirir 800. Já distribuímos mais de 500 e chegaremos a 800 ainda este ano. O presidente Lula determinou, por meio do Novo PAC, a compra de quase 5 mil novas ambulâncias. Já entregamos 2.500 em todo o país e, neste ano, completaremos esse total”, reforçou.

Os reforços contam com tecnologias de ponta, como impressoras 3D nas UOMs, que permitem a produção de próteses dentárias, e geradores próprios nas ambulâncias, que podem operar mesmo em lugares sem energia elétrica.

Para o presidente Lula, as entregas de recursos são parte da estratégia de cuidado com a população brasileira. “Isso aqui não é favor. É trazer para o povo brasileiro mais humilde o mesmo direito que tem o mais rico: ser tratado com respeito, com dignidade e ter acesso às coisas que a tecnologia permite”, afirmou Lula.

As ações reforçam o compromisso de ampliar a presença do Estado nos serviços essenciais, levando serviços básicos e de qualidade à população, buscando mais equidade nos serviços de saúde.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }