A Masterboi, um dos maiores frigoríficos no Nordeste, tem se destacado pelo crescimento expressivo na produção e no comércio de carnes. Em 2024, a empresa registrou um aumento de 42% no abates de bovinos, totalizando 500 mil cabeças processadas, e de 100% no volume exportado. As informações são da coluna Broadcast Agro, do Estadão. A expectativa é ampliar as vendas externas em 28%, para 50 mil toneladas em 2025.
A expansão não se limita ao volume de produção. A Masterboi investiu na ampliação do portfólio e na abertura de novos mercados, especialmente para a China; mas a ideia é depender menos da demanda asiática.
Esse crescimento também reflete o cenário promissor do mercado de frigoríficos no Nordeste. Empresas do setor, como a Masterboi, estão diversificando suas operações para atender à crescente demanda de mercados interno e externo. A estratégia inclui o aumento da capacidade produtiva, modernização de plantas industriais e ampliação de linhas de produtos para mercados específicos, como o premium.
O frigorífico de Canhotinho (PE) é um dos motores da expansão da Masterboi. Ele saltou de 580 para 650 cabeças abatidas por dia no último mês e a meta é chegar a mil. Somadas a outras plantas, a capacidade total da Masterboi deve atingir 3.500 bovinos por dia até 2026.
O aumento do consumo doméstico também tem impulsionado a atividade dos frigoríficos na região com 70% das vendas da Masterboi se concentrando no Brasil. O Nordeste, representou 80% desse contingente em 2024, liderado por Pernambuco, Ceará e Paraíba.