Foi anunciado durante o Fórum Turismo e Investimentos | Brasil 360°, realizado em São Paulo no mês de setembro, o projeto de um novo aeroporto de ponta e o Nordeste brasileiro está na disputa para recebê-lo. A iniciativa, que conta com apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), promete revolucionar a conectividade aérea de toda uma região, impulsionando a economia e o turismo.
O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, afirmou que o novo aeroporto vai apostar em inovação e sustentabilidade para ser uma referência global na área. O novo hub contará com algumas partes totalmente automatizadas e integrará rotas internacionais e domésticas, com o objetivo de distribuir bem os fluxos de turistas por toda a região onde ele será construído.
O governador da Paraíba, João Azevedo, já manifestou interesse em receber o empreendimento e prometeu boas condições econômicas e fiscais para a construção do aeroporto no estado. O governador também citou o Polo Turístico de Cabo Branco, complexo que abrigará 9 resorts e um parque aquático na região de João Pessoa, como um dos atrativos da Paraíba.
O projeto também deve contar com incentivos do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), do Governo Federal, que oferece recursos para companhias aéreas abrirem novas rotas aéreas. Além disso, a tramitação do Projeto de Lei nº 4.392/23, que pode permitir que empresas aéreas estrangeiras comecem a operar voos domésticos no Nordeste, pode aumentar as chances do novo aeroporto ser construído na região.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 11,2 milhões de passageiros viajaram de avião no Brasil em agosto deste ano, recorde histórico para o mês. Por isso, é necessária uma ampliação na rede de aeroportos no Brasil para receber melhor esse número crescente de turistas e viajantes. O novo aeroporto representa assim uma oportunidade estratégica para impulsionar o desenvolvimento do Nordeste e colocar a região em um lugar de destaque internacional como destino turístico.