Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
26 de agosto de 2024 13:05

Nordeste impulsiona turismo doméstico no Brasil no primeiro trimestre de 2024

Nordeste impulsiona turismo doméstico no Brasil no primeiro trimestre de 2024

Resultado é de uma pesquisa da ForwardKeys que avaliou padrões de demanda e ofertas para as regiões brasileiras no início do ano e foi divulgada pela Agência Brasil

O Nordeste foi o grande responsável por impulsionar o turismo doméstico no Brasil no primeiro trimestre de 2024. O resultado é de uma pesquisa da ForwardKeys que avaliou padrões de demanda e ofertas para as regiões brasileiras no início do ano e foi divulgada pela Agência Brasil. 

Embora haja um crescimento no turismo doméstico em todo o país, a alta não é dividida uniformemente, sendo a região Nordeste uma das detentoras das maiores altas, com 19%. Esse crescimento significativo reforça a importância dos destinos costeiros de “sol e praia” para o mercado turístico nacional, bem como o impacto da época do carnaval, com a região acolhendo uma das maiores festas de rua do mundo em Salvador, Bahia, neste período.

Esse resultado também converge com a indicação da pesquisa do MTur sobre “Tendências de Turismo para 2024”, que apontou a predileção de 54% dos entrevistados pelo Turismo de Sol e Praia, seguido de Rural/Campo (9%) e Natureza/Ecoturismo (9%).

Oferta e demanda

Outro ponto abordado no estudo é a relação entre oferta e demanda do setor aéreo no mês de fevereiro, quando há um aumento da procura por voos por conta do carnaval. A Bahia, por exemplo, apresentou uma alta na procura de 17% por voos, com uma capacidade de oferta de assentos de apenas 6%. Isto pode ser atribuído ao aumento das viagens domésticas para Salvador, indicando a necessidade de capacidade aérea em ofertar voos adicionais neste período. Quando comparado ao mesmo período de 2023, houve um crescimento significativo, com as buscas de voos quase dobrando no caso de Salvador (+93%) e Recife (+90%), de acordo com o estudo da ForwardKeys.

Para Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, os números mostram como a região tem crescido no cenário turístico e como Alagoas tem desempenhado um papel importante para esta consolidação. 

“De fato o Nordeste tem esse protagonismo e nós, aqui em Alagoas, trabalhamos muito para contribuir com este crescimento tão expressivo. O número de voos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, por exemplo, teve um crescimento de mais de 18% nos primeiros oito  meses de 2024, em relação ao mesmo período, em 2023, sendo mais de 6.000 chegando em solo alagoano. Além disso, nos últimos dias 6 e 7 deste mês, o equipamento recebeu 83 voos, o que significa o maior número da história já recebido na série histórica do mês de julho, apenas em dois dias. Uma região com muitas riquezas naturais, com uma gastronomia impecável, infraestrutura preparada para receber turistas de todo Brasil e mundo e que tem tudo para se consolidar cada vez mais neste ranking. Ficamos muito felizes em participar de maneira efetiva para este avanço regional e vamos continuar trabalhando e promovendo o nosso estado de maneira estratégica”, assegurou a secretária.

“É importante ressaltar que o Consórcio Nordeste discute e trabalha o setor dentro da Câmara Temática do Turismo com as nove regiões, funcionando como um bloco para o crescimento econômico, o desenvolvimento e a transformação social”, concluiu Bárbara.

Conheça o Brasil

O Ministério do Turismo conta com iniciativas como “Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico”, criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.

Em contato com o IPA, o Ministério do Turismo ressaltou as belezas naturais, a diversidade cultural, histórica, gastronômica dos atrativos e a hospitalidade do povo nordestino, que tornam a região uma potência que atrai turistas durante todo o ano. “Para termos uma ideia, de acordo com levantamento recente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), nas férias de julho, os estados nordestinos despontam na preferência dos brasileiros”, afirma a nota enviada ao portal. 

“Com programas como o ‘Conheça o Brasil: Voando, Realiza e Cívico’, temos trabalhado para potencializar essas características regionais, estimulando que os brasileiros tenham a oportunidade de conhecer toda a diversidade turística que o país oferece. Com o Conheça o Brasil: Voando, por exemplo, além do aumento da oferta de voos, conseguimos ampliar a opção de ‘stopover’, já disponível em cidades como São Paulo, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Recife, Manaus e Belém e que permite que, com a mesma passagem, o turista visite um local intermediário antes de seguir ao destino final”, concluiu.

Veja abaixo os dados dos desembarques de passageiros em aeroportos do Nordeste no acumulado de 2023 e 2024 entre os meses de janeiro e abril:

Internacional Doméstico
Acumulado de 2023 Acumulado de 2024 Var. (%) Acumulado de 2023 Acumulado de 2024 Var. (%)
142.297 200.059 40,6 5.727.710 5.910.882 3,2

Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Esta tabela mostra os desembarques de passageiros no Nordeste tanto em voos internacionais quanto domésticos, destacando as variações entre 2023 e 2024.

 

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

trabalhando-na-papelada-scaled_p22087_cover_image_resized
WhatsApp-Image-2024-08-23-at-16.23.02
Guilherme Cavalcanti, Silvio Costa Filho e Delmiro Gouveia - Foto: Eduardo Oliveira/MPOR
Tecnova III | Foto: Reprodução
WhatsApp-Image-2024-08-21-at-15.15.44
Refinaria de Mataripe da Acelen na Bahia | Foto: Reprodução
Captura de tela de 2024-08-21 10-18-12
Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora
Evento Inovar RN reúne Ricardo Amorim, Diogo Cortiz e Nina Silva para debater o impacto da inteligência artificial e o futuro do trabalho no Brasil | Foto: Reprodução
WhatsApp-Image-2024-08-16-at-10.02.24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }