A construção da Nova Rodoviária de Salvador, situada no bairro de Águas Claras, às margens da BR-324, entrou em fase final. Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), 92% das obras já estão concluídas, e o terminal está quase pronto para ser entregue à população.
Ainda sem data oficial de inauguração, o equipamento será integrado à estação de metrô Águas Claras e representa um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da capital baiana. Ao todo, foram aplicados R$ 200 milhões, com recursos da Sinart, concessionária responsável pelo projeto. “Já tá na reta final, minha gente! Com mais de 92% das obras concluídas, a nova Rodoviária de Salvador está quase pronta! Um equipamento moderno, que vai desafogar o trânsito, gerar emprego, valorizar a região e deixar a vida dos baianos muito mais prática”, informou a Seinfra em publicação oficial nas redes sociais.
Entrega deve ocorrer até outubro
No último dia 21 de julho, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que os últimos ajustes estão sendo feitos para a entrega do equipamento. A previsão foi reforçada pelo presidente do conselho de administração da Sinart, Eduardo Pedreira, que estimou a operação do terminal até outubro. “As obras da Rodoviária serão entregues até 7 de outubro deste ano. A partir daí, existe uma previsão contratual para realizar a mudança da rodoviária antiga para a nova, que se prevê em 15 dias. Até o final de outubro, a nova já estará operando”, explicou o empresário.
As obras, iniciadas em novembro de 2019, sofreram atrasos durante a pandemia, devido ao aumento dos custos de insumos e às dificuldades técnicas — como o solo comprometido por um antigo aterro sanitário. No entanto, o ritmo foi retomado após articulações entre a Sinart, Agerba, Seinfra e Casa Civil.
O que a Nova Rodoviária vai oferecer
- Área total de 127 mil m²;
- Estacionamento para 800 veículos;
- 230 espaços comerciais;
- Vagas para carros elétricos;
- Ligação com o VLT de Salvador (Avenida 29 de Março);
- Nova unidade do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).
Futuro hub ferroviário
Além do transporte rodoviário, o novo terminal está previsto como um dos pontos de partida da Ferrovia Salvador — Feira, projeto da TIC Bahia com cerca de 98 km de extensão e dez estações. A ideia é estimular o transporte de passageiros e cargas, conectando a capital ao interior e facilitando a chegada de produtos ao Porto de Salvador.