
A nova rota aérea direta ligando Petrolina (PE) a Salvador (BA), operada pela Gol Linhas Aéreas desde o final de setembro, representou um aumento de 16% na oferta de voos e assentos no interior pernambucano. Com três frequências semanais realizadas em aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros, a conexão promete impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da região.
A iniciativa busca reforçar a interiorização do transporte aéreo e ampliar a integração entre duas importantes regiões do Nordeste, conhecidas por sua relevância econômica, cultural e turística. O trajeto também beneficia Juazeiro (BA), cidade vizinha a Petrolina, e fortalece o Vale do São Francisco, polo do agronegócio, turismo e produção vinícola.
“O Governo Federal e o Ministério de Portos e Aeroportos estão apostando na aviação regional para ampliar a conectividade em todo o país e incluir cada vez mais pessoas”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho, destacando o estímulo ao turismo de lazer e negócios proporcionado pela nova rota.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, celebrou a conquista e enfatizou seu impacto regional. “Essa nova rota é muito importante não apenas para Petrolina, mas para todo o Vale do São Francisco. É uma oportunidade de integração com a Bahia, ampliando o turismo, os negócios e as conexões logísticas”, declarou, lembrando que Petrolina é a cidade que mais cresce no Nordeste.
O ministro Costa Filho também anunciou que o governo trabalha para expandir as opções de voos regionais em Pernambuco, com novidades previstas sobre novas conexões entre Petrolina e Recife nos próximos dias.
Os voos operam às segundas, quintas e sábados, em ambos os sentidos, conectando o Sertão do São Francisco à capital baiana.