Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 19:56

Novidade no mercado de máquinas pesadas pode destravar obras no Nordeste

Novidade no mercado de máquinas pesadas pode destravar obras no Nordeste

Com o maior número de obras paralisadas no país, chegada de RZK Equipamentos pode facilitar a retomada e conclusão dos empreendimentos no Nordeste
Foto: Divulgação/RZK Rental

No último dia útil de 2025, o Grupo RZK anunciou a aquisição da Deltamaq, criando a RZK Equipamentos – uma empresa que reposiciona o mercado de máquinas pesadas no Norte e Nordeste.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a maior parte de obras de infraestrutura paralisadas no país está localizada no Nordeste. De acordo com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), em 2014, as verbas aplicadas neste setor só representavam 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em abril de 2025, seguindo o painel de Obras Paralisadas do TCU, havia 11.469 empreendimentos interrompidos, de um total de 22.607 (50,7%).

Especialistas do Centro de Estudos para Desenvolvimento do Nordeste, da FGV Ibre, apontam que a região concentra o maior número de obras paralisadas: 5.355 empreendimentos, equivalentes a 47% do total. Dentro do NE, o Maranhão lidera em quantidade de projetos não executados. “Trata-se de intervenções em saneamento, rodovias, ferrovias, mobilidade urbana, aeroportos e portos, somando cerca de R$ 12 bilhões — metade (R$ 6 bilhões) com recursos federais. A conclusão dessas obras geraria fortes externalidades positivas, elevaria a rentabilidade de investimentos produtivos e, por consequência, reforçaria a competitividade sistêmica e o crescimento econômico regional.”

Para os pesquisadores da FGV Ibre, uma infraestrutura mais moderna pode elevar produtividade, reduzir custos de produção e aumentar a inserção local nos mercados nacional e internacional, com efeitos multiplicadores. E nesta linha surge a RZK Equipamentos, companhia com foco na linha amarela: segmento que abrange máquinas pesadas utilizadas em obras de grande porte, pavimentação, mineração, agricultura de grande porte e construção civil, como escavadeiras hidráulicas, tratores de esteiras, pás carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, rolos compactadores, pavimentadoras, fresadoras e usinas de asfalto. Máquinas de alta performance, essenciais para movimentar grandes volumes de terra, nivelar terrenos e viabilizar projetos em larga escala.

De acordo com Álvaro Nascimento, Diretor de Operações da RZK Equipamentos, a presença operacional da empresa contribui diretamente para a redução de atrasos e custos em grandes obras públicas e privadas. “Além disso, nossas soluções de telemetria e suporte remoto permitem o monitoramento contínuo dos equipamentos, identificando falhas potenciais antes que se tornem problemas críticos. Essa capacidade reduz paradas não programadas e aumenta significativamente a disponibilidade das máquinas.”

A nova empresa nasce com maior escala, capacidade ampliada de investimento e uma visão estratégica de longo prazo. A empresa terá foco em máquinas para os setores de infraestrutura, construção, pavimentação, mineração e agro, ampliando presença no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Os déficits em rodovias, ferrovias, saneamento, habitação e conectividade, somados ao risco de marginalização logística e às restrições fiscais, travam a competitividade da região”, comentam os pesquisadores da FGV Ibre, que reforçam como a infraestrutura assume um papel fundamental e alicerce indispensável para que a região amplie a competitividade e consolide uma posição de protagonismo na economia nacional e internacional. “Na realidade, apesar de ser uma área imprescindível para o desenvolvimento, o Nordeste dispõe atualmente de uma infraestrutura limitada, incapaz ainda de dotar a economia com condições apropriadas para competir e atrair investimentos nos mercados nacional e internacional, bem como inserir a região nos circuitos produtivos globais.”

Álvaro Nascimento, da RZK Equipamentos, diz que a chegada da empresa representa um avanço significativo na oferta de máquinas da linha amarela na região e que contam com um estoque estratégico de peças, atendimento técnico remoto especializado com uma maior disponibilidade dos equipamentos e eficiência nas operações. “Paralelamente, avançamos em parcerias com instituições locais de ensino para formação e qualificação profissional, bem como em programas estruturados de captação e desenvolvimento de jovens por meio de estágios e capacitações técnicas.”

Para a RZK Equipamento, as iniciativas reforçam o compromisso da empresa em gerar oportunidades, desenvolver talentos regionais e contribuir para o crescimento sustentável das comunidades onde atuam.

Aquisição

Os valores da transação entre a RZK Agro, que tem forte atuação em Mato Grosso e Goiás, e a Deltamaq, tradicional empresa das marcas John Deere e Wirtgen, não foram divulgados. A operação conjunta também reforça a presença das marcas John Deere e Wirtgen na região, posicionando o novo dealer como um parceiro estratégico para grandes projetos de infraestrutura e operações de alta complexidade.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
image (1)
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }