Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
11 de setembro de 2025 12:09

Número de MEIs alagoanas cresce quase 30% no primeiro semestre de 2025

Número de MEIs alagoanas cresce quase 30% no primeiro semestre de 2025

Geograficamente, a região metropolitana de Maceió concentra 64,6% das formalizações neste mesmo período, seguida pelo Agreste, com 11,6%, e Tabuleiros do Sul, com 5,2%
Foto: Freepik

Alagoas vive um verdadeiro boom na formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2025, com um crescimento impressionante de 28,6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2024. Dados oficiais do Cartão CNPJ, da Receita Federal, revelam que 17856 MEIs foram abertos no estado entre janeiro e junho deste ano. Esse movimento robusto de formalização consolida as MEIs como protagonistas da economia alagoana, representando 76,7% das aberturas de pequenas empresas de Alagoas no primeiro semestre de 2025.

Kellyane Pereira dos Anjos Gonçalves, analista de gestão estratégica do Sebrae Alagoas, explica que esse crescimento está diretamente relacionado ao cenário econômico favorável, marcado pelo aumento de 2,9% do PIB no primeiro trimestre de 2025 e pela queda histórica nas taxas de desemprego. “O crescimento no número de MEIs também reflete aspectos do empreendedorismo por necessidade”, conta Kellyane.

A análise setorial mostra que os serviços lideram entre as pequenas empresas criadas em Alagoas no mês de junho de 2025, com 60,5% das aberturas. O comércio aparece em seguida com 25,7%, impulsionado principalmente por restaurantes e pequenos comércios. Geograficamente, a região metropolitana de Maceió concentra 64,6% das formalizações neste mesmo período, seguida pelo Agreste, com 11,6%, e Tabuleiros do Sul, com 5,2%. Apenas na capital do estado, está concentrada mais da metade das aberturas de pequenos negócios no primeiro semestre de 2025.

Segundo Kellyane Pereira, a formalização como MEI traz vantagens significativas para quem antes trabalhava na informalidade. O CNPJ permite emitir notas fiscais e acessar mercados formais, enquanto os benefícios previdenciários incluem aposentadoria e auxílio-doença. O regime tributário simplificado, com pagamento mensal fixo de R$81,90 para comércio e serviços, elimina burocracias e facilita a gestão financeira. Para a abertura de uma MEI, o empreendedor deve acessar sua conta no Gov.br na área do Portal do Empreendedor. De lá, apenas com CPF e RG em mãos, é possível abrir sua empresa gratuitamente e ter acesso ao seu CNPJ imediatamente.

O Sebrae Alagoas tem papel fundamental nesse ecossistema, oferecendo consultorias especializadas, cursos de capacitação e o programa MEI Conta com a Gente, que proporciona suporte contábil gratuito para pequenos empreendedores. “O Sebrae apoia a jornada do MEI, melhorando vários aspectos do dia a dia empresarial através das trilhas que contam com benefícios, como bônus de desconto. O apoio às empresas vai desde o processo de regularização até a profissionalização do negócio”, explica a analista. “O Sebrae também orienta o empreendedor em dúvidas, como emissão de nota fiscal e de boletos DAS, declaração anual e auxilia com esses serviços caso ele tenha dificuldade de realizar sozinho”, conclui.

Com a economia em recuperação e o avanço contínuo da digitalização, o MEI se consolida como alternativa viável para milhares de alagoanos que buscam autonomia financeira e inserção no mercado formal. “A formalização é o primeiro passo fundamental para quem quer escalar seu negócio e acessar direitos básicos”, finaliza Kellyane, destacando o papel transformador desse modelo de empreendedorismo.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

metrô
Brasil-China
Renata Malheiros
Sudene
Porto de Maceió
apostas esportivas
NERD-Porto-Digital-1024x512
Hidrogênio verde (5)
tour virtual
Inovapalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }