As obras da ferrovia Transnordestina ganharam novo impulso no Piauí, com 33% da segunda fase já executada no trecho de 151 quilômetros entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo. Com esse avanço, o trecho da Transnordestina referente ao Piauí, que engloba 397 quilômetros, está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2028, um ano e meio antes do que era previsto inicialmente.
A informação foi divulgada após o Governo Federal anunciar um aporte de R$1,4 bilhão, proveniente do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), responsável por 600 milhões do montante, e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que irá investir R$816 milhões na obra.
A primeira fase da Transnordestina no Piauí, correspondente a um trecho de 240 quilômetros, já está concluída Já a etapa atual, está na fase de levantamento da estrutura para a colocação de trilhos e dormentes e está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026.
Considerada estratégica para a economia nordestina, a Transnordestina será um corredor crucial para escoar grãos e minérios produzidos no sul do Piauí, especialmente nas cidades de Paulistana e Curral Novo, até os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. No Piauí, a ferrovia passará por municípios como Itaueira, Ribeira do Piauí, Simplício Mendes, São Francisco de Assis do Piauí e Paulistana, seguindo até a divisa com Pernambuco, em Trindade.
A Transnordestina é a maior obra linear de infraestrutura em andamento no país. A previsão do Governo Federal é que os primeiros testes operacionais com cargas comecem ainda este ano, marcando o início de uma nova era de conectividade e facilidade logística entre os estados do Nordeste.