
A Paraíba foi destaque no Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) 2025, figurando como o estado com maior liberdade econômica do Nordeste e o quinto do país. Com nota 5,66 — em uma escala que vai de 0 a 10 — o estado aparece atrás apenas de São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro no ranking geral.
O IMLEE avalia três pilares: gastos públicos, carga tributária e regulação do mercado de trabalho. A Paraíba registrou avanços nos três, com melhor desempenho na dimensão dos gastos públicos, na qual alcançou 7,86. O indicador considera consumo primário dos governos estadual e municipais, transferências e subsídios, além de despesas previdenciárias e pensões. Já a carga tributária recebeu nota 4,39, enquanto a regulação do mercado de trabalho ficou em 4,74.
Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, o resultado reforça a competitividade do estado. “O Índice Mackenzie reforça a compreensão de que a Paraíba é um ótimo local para se investir, quer seja por ser o estado mais competitivo do Nordeste pelo segundo ano consecutivo, com crescimento econômico e social acima da média regional e nacional”, afirmou. Ele destacou ainda o ambiente de negócios moderno, a segurança jurídica e os incentivos fiscais oferecidos pelo governo.
Criado para medir o grau de liberdade econômica nos estados, o IMLEE busca ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, avaliando de forma objetiva até que ponto governos favorecem a atuação econômica de indivíduos e empresas. O estudo também incentiva a adoção de medidas que aumentem a eficiência regulatória e contribuam para a prosperidade regional.