Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 12:42

Paraíba registra segunda maior expansão do setor de serviços do Brasil

Paraíba registra segunda maior expansão do setor de serviços do Brasil

Estado alcança crescimento de 9% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2024, puxado por turismo e tecnologia da informação, enquanto país avança apenas 2,5%
Foto: Divulgação/Banco do Nordeste

Na contramão do país, o setor de serviços na Paraíba, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes e tecnologia da informação, registrou expansão de 9% em novembro de 2025 sobre o mesmo mês do ano anterior, alcançando a segunda maior taxa entre todas as 27 unidades da Federação, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil registrou alta de 2,5%, enquanto o Pará liderou com crescimento de 10,9%.

No comparativo de novembro sobre outubro de 2025, a Paraíba registrou alta expressiva de 2,9%, a maior entre as 27 unidades da federação. Já o país oscilou negativamente (-0,1%) e outros 17 estados apresentaram também queda no indicador.

Com taxas positivas em 10 dos 11 meses de 2025, a Paraíba acumula alta de janeiro a novembro de 5,8% sobre o mesmo período do ano passado, contra 2,5% do nacional. O resultado elevou o estado para a segunda maior taxa do país no acumulado dos 11 meses, liderada pelo Distrito Federal (7,6%).

Os segmentos que mais cresceram em novembro foram as atividades turísticas, impulsionadas pelos ramos de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê e reservas relacionadas a hospedagens. Já no acumulado de janeiro a novembro, a contribuição positiva mais importante ficou com o ramo de informação e comunicação, alavancado por portais, provedores de conteúdo, desenvolvimento de softwares, consultoria em tecnologia da informação e serviços de hospedagem na internet.

Os indicadores de emprego com carteira assinada refletem a força do setor na economia paraibana. Nos 11 meses de 2025, o setor de serviços registrou saldo de 24.335 postos de trabalho, representando 73% do total do estado, que até novembro era de 33.502 empregos.

O PIB do setor de Serviços da Paraíba, que concentra quase 70% da economia estadual, apresentou taxa de crescimento de 5,5% na última projeção do Banco do Brasil. O índice representa mais que o dobro do crescimento nacional (2,2%) e da Região Nordeste (2,2%).

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }