Transformar vidas por meio da educação profissional é uma das marcas do SENAI Alagoas, instituição que há décadas forma técnicos e especialistas para atender às demandas da indústria e impulsionar o desenvolvimento do estado. Mais do que capacitar para o mercado de trabalho, os cursos oferecidos têm se tornado um ponto de virada na trajetória de milhares de jovens e adultos, abrindo portas para novas oportunidades e consolidando sonhos antes distantes.
Histórias de alunos e ex-alunos revelam como a qualificação impacta não apenas carreiras individuais, mas também famílias e comunidades inteiras. Os exemplos reforçam o papel social e econômico do SENAI em Alagoas e evidenciam sua contribuição para o desenvolvimento e a competitividade do mercado de trabalho.
Além da formação, os cursos promovem também a possibilidade de conexão com outros profissionais, em momentos como a World Skills Brasil, competição nacional que reúne jovens de todo o país para apresentarem suas habilidades profissionais.
Da brincadeira de boneca à profissionalização
Formada no curso de Corte e Costura, oferecido na unidade Poço, em Maceió, Melissa Giovana, de 27 anos, foi um dos destaques da etapa regional do evento e seguiu para a competição com representantes de todo o Brasil. Para ela, o momento é de alegria e muita expectativa. “É muito bom poder representar o meu estado e poder contar não só com o apoio da minha família, mas também da equipe do SENAI”, destaca.
Ela conta que a ideia de participar de um dos cursos surgiu de sua mãe, sugerindo que ela usasse o horário livre após a escola para pensar em seu futuro profissional. “Eu sempre gostei muito de costura. Quando eu era criança, desde os nove anos, eu gostava de brincar de Barbie, e aí a minha tia é costureira. Quando sobravam os retalhos, eu costurava à mão as roupas da boneca”.
Para conciliar a vida de estudante de ensino médio com a dedicação ao curso de Corte e Costura e à preparação para a World Skills, Melissa conta com o auxílio da equipe de instrutores e orientadores do SENAI, que mantêm contato com a escola para que essas duas esferas possam ser vivenciadas corretamente. “A equipe é muito atenciosa e principalmente meu instrutor, o Darlan. Por exemplo: quando chega na semana de provas na escola, eu e ele combinamos de ajustar os horários de treinamento para que eu consiga estudar”, aponta.
Pensando no futuro, Melissa afirma que pretende seguir atuando na área e dando continuidade à sua paixão. “Eu quero continuar nesse caminho, com certeza. Minha mãe me apoia muito, então ela me ajudou a comprar uma máquina de costura e uma de acabamento. Nós ficamos super animadas e já estamos fazendo planos para montar o meu ateliê”.
Sonhos realizados por meio do SENAI
Aos 17 anos, Raikkonen Angelo é um dos bons exemplos dos frutos colhidos por meio da formação no SENAI. Mesmo com a pouca idade, ele já concluiu duas qualificações na instituição, enquanto concilia as atribuições com a rotina de estudos para terminar o ensino médio.
Para ele, o aprendizado, que antes era apenas um sonho, virou realidade e superou as expectativas. “Eu sempre tive desejo de estar na cozinha, sempre gostei de cozinhar, e a parte que eu mais me via era a de confeitaria. Quando apareceu a oportunidade, eu fui, porque era um sonho. Aprendi muito, e quando terminei segui para a panificação e descobri outra paixão”.
Assim como Melissa, Angelo também participou da World Skills e levou sua paixão a outro nível: por causa da competição, pôde não só aprimorar e desenvolver seus conhecimentos, mas também viajar e se conectar com outras realidades. “Foi a primeira vez que eu saí de Alagoas e foi o SENAI que me proporcionou isso. Fui competir na modalidade de panificação e lá foi tudo muito interessante. Foram muitos aprendizados durante o treinamento, não só técnicos, mas também de organização e de conhecer outras pessoas, ouvir as histórias delas. Foi tipo o Masterchef”, conta.
Para a preparação, o aluno contou com seu instrutor, Alex Costa, e com o time de orientação educacional da instituição. “Eu acho que o suporte da equipe é fundamental. Quando fui me preparar para a competição, eles me acolheram, conversaram com a minha escola e com a minha família para explicar tudo que estava acontecendo, e estavam sempre conversando comigo e me apoiando”.
Alex, que também foi aluno do curso de panificação em 2017, destaca que preparar o aluno foi importante também para reconhecer a potência de Alagoas dentro da competição. “É um desafio que envolve uma grande responsabilidade e é muito gratificante poder ver o desenvolvimento dos alunos, o crescimento profissional deles. Estar do outro lado, como avaliador, também é muito interessante porque a gente chega na competição e vê que Alagoas é muito forte, nosso conhecimento é tão grande quanto o dos outros estados. Isso é motivo de muito orgulho.”
Angelo afirma que a história que construiu graças aos cursos oferecidos pela instituição foi um divisor de águas. “A importância do SENAI na minha vida é tão grande que é até difícil de descrever. Não só a nível profissional, mas também pessoal. Eu entrei lá de um jeito e hoje me vejo uma pessoa bem diferente: me sinto melhor com meu jeito de ser e de me portar nos lugares, por exemplo. Agora eu quero seguir no ramo da panificação, quero juntar dinheiro para investir num negócio próprio”, destaca.
Como se inscrever em um curso
Os programas ofertados podem ser conferidos no site do SENAI (https://al.senai.br/), assim como em cada uma das unidades, presentes na capital e no Agreste, por alunos de todo o estado, com idade a partir dos 14 anos.