
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, tomou posse da presidência do Consórcio Nordeste na quinta-feira (05), em cerimônia realizada em Maceió. No evento, estiveram presentes representantes dos nove estados da região e de autoridades locais e nacionais.
Dantas destacou que no mandato de um ano, as atividades serão pautadas em três eixos centrais: desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico e acesso ao crédito, e desenvolvimento territorial aliado à sustentabilidade. O governador destacou que esses temas dão margem para diversos debates. “Eles incluem logística, energias renováveis, produção do gás natural, do corredor azul, da ampliação da nossa malha aérea, da agenda humana, do fortalecimento da educação na idade certa, na construção de creches, escolas, universidades, ensino integral, ensino profissionalizante”.
Eleito por unanimidade para substituir o governador do Piauí, Rafael Fonteles, Paulo Dantas reforçou seu compromisso com a integração entre os estados. “Assumo esta função com responsabilidade e profundo respeito pela trajetória coletiva que nos trouxe até aqui. O Consórcio Nordeste será um espaço estratégico para integrar esforços, compartilhar boas práticas e fortalecer essa agenda regionalmente”, apontou.
Com o novo cargo, o governador assume a liderança de um dos mais importantes fóruns de cooperação do país, criado com o intuito de estreitar relações entre os estados, fortalecer o desenvolvimento nordestino e diminuir desigualdades históricas em relação às demais regiões.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou seu apoio à nova gestão. “O Consórcio Nordeste tem um papel muito importante de estruturar políticas públicas, discutir caminhos para o desenvolvimento do Nordeste, e espero que o Paulo, na presidência, possa apreciar todas essas demandas. Como ministro dos Transportes e representante do Governo Federal, digo que estamos juntos, para desenvolver a região”, disse.
À frente das demais lideranças, Paulo Dantas encerrou seu primeiro discurso como presidente do Consórcio reforçando a força da região, que cresceu 4% em 2024, acima da média do Brasil (3,8%). “O Consórcio Nordeste é o Brasil que cresce unido. Esse Nordeste potente tem um grande aliado: o presidente Lula, que sempre acreditou na região. Acreditou, investiu e transformou potencial em resultado. O Brasil do futuro fala com sotaque nordestino. E o futuro do Brasil passa por essa grande potência chamada Nordeste”, finalizou.
Primeiros direcionamentos da gestão
Ainda na quinta-feira, os nove governadores e demais representantes estaduais se reuniram para a primeira Assembleia Geral sob a nova gestão. Os direcionamentos apresentados na Carta Maceió, assinada pelos líderes, apontam: infraestrutura como prioridade, visando a implantação de um trem de cargas e passageiros, a modernização das malhas aérea e rodoviária e a ampliação da conectividade digital; a proteção da Caatinga como agenda central, defendendo a candidatura do Brasil para sediar a COP 18 da ONU sobre Desertificação, em 2028, no Nordeste; apoio à metodologia da ANEEL para o rateio de R$ 8,8 bilhões visando a modicidade tarifária, priorizando os consumidores de baixa renda.
Outro ponto de destaque é a aprovação, por unanimidade, de uma Moção de Apoio à indicação do nome de Jorge Messias para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Apoio ao novo presidente
Durante a posse, Paulo Dantas contou com o apoio dos líderes dos demais estados, que destacaram a confiança no trabalho do Governador.
“Tenho absoluta convicção de que você irá conduzir muito bem os destinos do Consórcio Nordeste pela sua competência, pelo compromisso, pelo seu espírito de união. Dado que esse é um ano eleitoral, sem dúvida, o fato de você estar até o final do mandato sem ser candidato também ajuda muito na estabilidade da condição do Consórcio Nordeste”, afirmou o antecessor Rafael Fonteles, do Piauí.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, reforçou a importância do novo momento para o crescimento da região. “Nada nos foi dado; tudo o que conquistamos foi com muito suor, dedicação e preparo. É dessa forma que continuaremos avançando, debatendo políticas públicas e sendo firmes quando necessário. Tenho certeza de que, sob a liderança do governador Paulo Dantas à frente do Consórcio Nordeste, seguiremos fortalecendo nossa região. Se muito já foi feito, mais ainda está por vir.
Já Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, celebrou a existência do consórcio como instrumento de construção política e desenvolvimento social. “As nossas fronteiras são meramente geográficas. Temos a capacidade de nos unirmos para buscar interesses comuns no Nordeste. Esse ambiente de troca é fundamental porque somos um mesmo povo, que clama por justiça social e por investimentos. Somos parte da solução de um país que cresce de maneira justa e sustentável” destacou.