O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou no último dia 30 de maio que a Petrobras vai reassumir a fabricação de fertilizantes nitrogenados no estado, anteriormente operada pela Unigel. A confirmação foi dada pela presidente da estatal, Magda Chambriard, após negociações que envolveram o governo estadual e a empresa privada que administrava a fábrica de fertilizantes desde 2019. A unidade, que estava paralisada desde 2023, voltará a operar sob o nome Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen – SE).
O governador Mitidieri comemorou o acordo fechado pela estatal, destacando que a retomada das operações deve ocorrer ainda este ano. Além da Fafen – SE, a Petrobras também reabrirá também uma fábrica de fertilizantes em Camaçari, na Bahia, que passará a ser conhecida como Fafen – BA.
A Petrobras agora prepara um edital de licitação para contratar serviços de operação e manutenção para as duas unidades que serão reativadas. Só a Fafen-SE tem, segundo a Petrobras, capacidade para produzir 1,8 mil toneladas de ureia diariamente, além de capacidade para produzir amônia, gás carbônico e sulfato de amônio.
A retomada da produção de fertilizantes nitrogenados dentro do Brasil, é muito importante para o desenvolvimento nacional, visto que, esse produto essencial para o agronegócio depende majoritariamente de importações. Produtores brasileiros chegam a comprar de outros mercados até 80% dos fertilizantes usados em território nacional, por isso, a Petrobras busca integrar a produção desses produtos estratégicos junto de sua cadeia de óleo e gás natural focada na transição energética.