
A Petrobras iniciou na última semana a perfuração de novos poços onshore na Bahia, marcando o retorno das operações de perfuração terrestre no estado após seis anos. O primeiro poço está localizado no campo de Taquipe, em São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador.
A operação nesse primeiro poço está sendo realizada pela sonda EBS-08, da EBS Perfurações. Além dela, outras três novas sondas já foram contratadas pela Petrobras para perfurações em terra na Bahia. Os contratos incluem ainda a ampliação da frota de sondas de produção terrestre, conhecidas como SPT, que saltará de 13 para 23 unidades no estado.
De acordo com o Plano Estratégico 2025-29, a Petrobras planeja perfurar mais 100 poços na Bahia nos próximos cinco anos, com o objetivo de aumentar a produção local. Atualmente, a companhia opera na região com cerca de 4,3 mil profissionais, produzindo 17 mil barris de óleo equivalente por dia em 20 concessões que englobam cerca de 2000 poços terrestres.
Os novos poços serão distribuídos por municípios que vão desde a região metropolitana da capital até o agreste baiano, entre eles estão Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé. Só em 2024, as atividades da Petrobras na Bahia geraram R$257 milhões que retornaram para a sociedade através de tributos e participações governamentais.