Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 23:01

PGE homologa acordo para construção de novo hospital psiquiátrico em Maceió

PGE homologa acordo para construção de novo hospital psiquiátrico em Maceió

Novo hospital psiquiátrico será construído em Jaraguá com recursos de indenização da Braskem
Área interna do Hospital Portugal Ramalho onde são realizadas as atividades com os pacientes. Foto: Ascom Uncisal

A Procuradora-Geral do Estado de Alagoas, Samya Suruagy, homologou na terça-feira (10) o acordo intermediado pela Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para a construção de um novo hospital psiquiátrico no bairro de Jaraguá, em Maceió. O projeto será viabilizado com recursos oriundos da indenização paga pela Braskem, em razão dos danos causados pelo afundamento do solo na região onde hoje funciona o Hospital Escola Portugal Ramalho.

De acordo com a PGE, o terreno escolhido possui cerca de 30.300 m², oferecendo o espaço necessário para a estrutura e serviços do novo hospital. O investimento total, estimado em R$ 75,2 milhões, será custeado integralmente pela Braskem, que já contratou uma equipe especializada para elaboração dos projetos arquitetônicos e estruturais, devidamente aprovados pelas autoridades.

A coordenadoria da CPRAC destacou o trabalho colaborativo durante os dois anos de negociação. “O diálogo entre Braskem, Uncisal e o setor administrativo do hospital foi desafiador, mas ocorreu de forma cooperativa e transparente”, pontuou o procurador Alysson Souza.

A PGE e a Uncisal garantiram que os serviços prestados pelo Hospital Portugal Ramalho não sofrerão interrupções durante o processo de transição. O próximo passo será a desapropriação do terreno, conduzida pela Subunidade Patrimonial e Imobiliária da PGE.

Procuradora-Geral do Estado de Alagoas, Samya Suruagy. Foto: Assessoria

Segundo Samya Suruagy, a homologação representa um avanço significativo para a saúde pública alagoana. “Conseguimos assegurar a indenização para garantir o direito à saúde e à dignidade dos pacientes psiquiátricos, reforçando o protagonismo da PGE na promoção da justiça e segurança para a sociedade de Alagoas”, afirmou.

Fonte: Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas.

 

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
image (1)
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }