Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
17 de novembro de 2025 12:42

Piauí avança com o SoberanIA, primeiro modelo de IA pública em português do Brasil

Piauí avança com o SoberanIA, primeiro modelo de IA pública em português do Brasil

Projeto pioneiro moderniza serviços públicos e reforça autonomia tecnológica do Estado
Foto: divulgação/Governo do Piauí

O Governo do Piauí se destaca no cenário nacional ao implantar o SoberanIA, o primeiro modelo de inteligência artificial desenvolvido com base em dados públicos em português e já em operação no Brasil. A tecnologia está em funcionamento em serviços essenciais como o Piauí Oportunidades, que conecta jovens, empresas e cursos de qualificação, e o B.O. Fácil, plataforma que permite registrar boletins de ocorrência pelo WhatsApp.

Outros serviços estão em fase de implantação, como o chatbot do portal Gov.pi Cidadão e o assistente virtual da Secretaria da Educação (Seduc), que auxiliará professores na criação de questões e materiais didáticos. A proposta é integrar a IA ao cotidiano dos cidadãos e escolas, ampliando o acesso a serviços públicos inteligentes.

Tecnologia com sotaque piauiense

A primeira etapa do projeto envolveu a criação de um amplo dataset em português e o treinamento do modelo base. Segundo Fabbio Borges, diretor de Desenvolvimento de IA da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), o SoberanIA é capaz de transformar grandes volumes de dados em conhecimento útil e aplicável. “O modelo só se torna visível ao usuário quando transformado em um serviço, permitindo consultas, respostas contextualizadas e interação direta de forma prática e segura no cotidiano da gestão pública”, explica Borges.

A segunda fase do projeto, em andamento até dezembro, prevê a expansão do conjunto de dados — que passou de 130 bilhões para mais de 500 bilhões de tokens — e a integração de informações de diferentes secretarias, abrangendo áreas como educação, meio ambiente e processos administrativos. “Estamos firmando acordos para identificar, organizar e tratar dados estratégicos, garantindo que o modelo compreenda a realidade do Piauí e ofereça respostas precisas”, detalha o diretor.

Na terceira etapa, o SoberanIA será consolidado com dados exclusivos do Piauí e de outros países de língua portuguesa, ampliando sua aplicação em serviços públicos e no atendimento direto ao cidadão.

Autonomia e segurança de dados públicos

Desenvolvido para garantir autonomia tecnológica e segurança da informação, o SoberanIA mantém os dados sob guarda do Estado e reduz a dependência de plataformas estrangeiras. Treinado em português brasileiro, com reconhecimento de expressões regionais e contextos locais, o sistema promete entregar respostas mais contextualizadas e confiáveis.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), com execução do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). O projeto conta ainda com parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de instituições nacionais do ecossistema de inovação, responsáveis pela infraestrutura e gestão de dados.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

metrô de Recife
Ceará
Black Friday
expo favela
Governo - MA
Mineração
Consórcio nordeste
comércio e serviços
Sebrae bahia
Estradas piiauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }