O Piauí acaba de estabelecer um marco histórico na agilidade para abertura de empresas. Em junho, o estado registrou o menor tempo do país para formalização de negócios: apenas 5 horas e 37 minutos, segundo dados da Rede Nacional para Simplificação de Empresas (REDESIM). O resultado consolida a liderança piauiense no ranking nacional, superando a própria marca de maio, que foi de 7 horas e 49 minutos, e deixando muito para trás a média nacional, que é de 24 horas.
O recorde é resultado do trabalho da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), que, a partir da iniciativa Ranking Jucepi de Agilidade, mantém um monitoramento contínuo dos serviços para novos empreendedores oferecidos pelas prefeituras do estado.
A estratégia da Jucepi também inclui parcerias com prefeituras para agilizar licenças municipais e investimentos em digitalização. Segundo o ranking da Receita Federal, que mede o tempo desde a solicitação até o registro final do CNPJ, o Piauí também detém o título nacional de agilidade no registro empresarial, que é possível no estado em apenas 16 minutos, em média.
Com investimentos contínuos em tecnologia e capacitação, a Jucepi projeta que a agilidade recorde atraia mais investimentos e impulsione a economia local, reforçando o Piauí como pólo emergente de desenvolvimento no Nordeste a partir do empreendedorismo.