O estado do Piauí contabiliza atualmente 3.736 artesãos registrados no programa Carteira Nacional do Artesão. O cadastro proporciona aos profissionais do setor oportunidades para participar de eventos nacionais e internacionais, além de capacitação profissional, isenção de ICMS na venda de artesanato e acesso à Made In Piauí, plataforma que reúne produtos de diversos artesãos do estado para venda.
Dentre as regiões piauienses, Entre Rios se destaca com 1.411 artesãos regularizados, número que inclui trabalhadores de Teresina, Altos e Coivaras. A plataforma digital Made in Piauí, mantida pela Sudarpi (Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense), tem sido fundamental nesse processo, permitindo que os criadores locais ampliem seu alcance comercial através das vendas digitais.
O governo estadual, por meio da Sudarpi, também está reformando espaços importantes para o setor, como a Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, além de criar na capital a Casa do Artesão Design Mestre Albertino um novo espaço designado especialmente para a exposição e comercialização de artesanato local.