Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
26 de fevereiro de 2026 07:02

Piauí produz oito vezes mais energia renovável do que consome e mira industrialização verde

Piauí produz oito vezes mais energia renovável do que consome e mira industrialização verde

Estado tem quase 9 GW de capacidade instalada para um consumo de apenas 1 GW; governo aposta em data centers, hidrogênio verde e aço de baixo carbono para aproveitar o excedente
Foto: Reprodução/Internet

O Piauí produz hoje quase nove vezes mais energia renovável do que consome. A capacidade instalada em operação — somando solar, eólica e hidrelétricas — se aproxima de 9 GW, enquanto o consumo estadual gira em torno de 1 GW. O índice de geração renovável chega a 99,75%, segundo dados da Abeeólica, da Absolar e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para o governador Rafael Fonteles, o excedente de quase 8 GW representa uma oportunidade econômica inédita. “A ideia é industrializar, de forma verde, esse excedente de energia com data centers, hidrogênio verde e aço verde”, afirmou. A estratégia do governo estadual é converter essa sobra estrutural na base de uma nova indústria de baixo carbono, capaz de gerar empregos e atrair investimentos que demandem energia limpa e barata.

O excedente é resultado de uma expansão acelerada da geração renovável. São 208 empreendimentos solares e eólicos distribuídos em 21 municípios, como Dom Inocêncio, Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova, São Gonçalo do Gurguéia, Ribeira do Piauí e Parnaíba. Entre os principais ativos está o complexo eólico Lagoa dos Ventos, da Enel Green Power, com mais de 1 GW de capacidade instalada, localizado entre Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio. Na geração solar, destacam-se o parque São Gonçalo, também da Enel Green Power, em expansão em São Gonçalo do Gurguéia, o parque Nova Olinda, em Ribeira do Piauí, e a UFV Sobral, em São João do Piauí.

Para Kárita Allen, diretora de Gestão Estratégica da Investe Piauí, a expansão dos parques já produz efeitos concretos. “Tem gerado empregos, ampliado a arrecadação e fortalecido a infraestrutura energética, além de posicionar o estado como destino competitivo para novos investimentos industriais que demandam energia limpa”, afirmou.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

WhatsApp Image 2024-12-20 at 08.30
Embasa
Foto Feijão AlmeidaGOVBA - VLT Salvador
midway mall
porto bahia
Linha aurus
Agricultura 1
caatinga alagoas
Viva Se
luciana-santana-sl28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }