
O projeto da Ponte Salvador–Itaparica vai muito além de encurtar o caminho entre a capital baiana e a ilha. De acordo com estimativas da concessionária responsável pela obra, a estrutura terá impacto positivo direto e indireto em cerca de 250 municípios, beneficiando aproximadamente 10 milhões de pessoas em diferentes regiões da Bahia.
A construção da ponte e de seus acessos viários criará uma rota mais curta e ágil entre Salvador e importantes rodovias federais, como a BR-101, BR-116 e BR-242. A previsão é de redução de cerca de 250 quilômetros no trajeto entre a capital e a Ilha de Itaparica e de mais de 40% no tempo de viagem — ganhos expressivos para o turismo e o transporte de cargas.
A expectativa é que a ligação impulsione o desenvolvimento econômico em áreas antes limitadas pela infraestrutura, integrando o litoral baiano ao interior e a outros estados. Municípios do Recôncavo, sul e sudoeste da Bahia devem ampliar seu potencial produtivo e turístico, fortalecendo a economia local e regional.
Avanços no projeto
Após 12 meses de trabalho, foi concluída em março a etapa de sondagem na Baía de Todos os Santos, com investimento de R$ 200 milhões. Essa fase identificou a geologia do terreno para definir a fundação da ponte.
O projeto está agora na fase de mobilização do canteiro de obras, prevista para terminar até o fim de 2025. Esse avanço depende da emissão da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e de aprovações de órgãos federais, estaduais e municipais.
Na última sexta-feira, o Governo da Bahia deu mais um passo ao desapropriar 1.790,760 m² em Salvador para a implantação de acessos viários. A área, excluindo bens de domínio público, é considerada estratégica para integrar a capital à ilha e encurtar o deslocamento entre a Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano.
Investimento e parceria internacional
A obra é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado pela China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e pela China Communications Construction Company (CCCC), duas das maiores empresas do mundo no setor de construção e infraestrutura.
O investimento total estimado é de R$ 10,6 bilhões. O início da construção está programado para 2026, com duração prevista de cinco anos após a montagem do canteiro de obras.
Estrutura da Ponte Salvador–Itaparica
O projeto é dividido em quatro grandes trechos:
- Acessos viários em Salvador – Estruturas ligando os bairros da Calçada e Água de Meninos, com viadutos e dois túneis paralelos aos da Via Expressa.
- Ponte Salvador–Itaparica – Estrutura de 12,4 km dividida em três partes: aproximação na Ilha de Itaparica (4,6 km), aproximação em Salvador (6,9 km) e trecho estaiado de 0,9 km a 85 metros acima do mar.
- Acessos viários em Itaparica – Sistema de aproximadamente 30 km entre a chegada da ponte e a Ponte do Funil, com novos viadutos e interseções.
- Recuperação e duplicação da BA-001 – Trecho entre Cacha Prego e a cabeceira da Ponte do Funil.